Rádio
Nenhum programa no ar
Equipamentos do Estado reforçam combate à dengue em Ijuí
Segue intenso o trabalho de extermínio do mosquito da dengue em Ijuí, no noroeste do Estado. Durante toda a manhã a equipe de agentes se concentrou no bairro São Paulo. Agora à tarde os trabalhos foram retomados às 15h. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Claudiomiro Pezzetta foi necessária a pausa.
— Com o forte calor o mosquito não voa e é mais difícil eliminá-lo — explicou Pezzetta.
Os agentes estão percorrendo todas as residências, entrando nas casas e verificando a existência de focos do mosquito. A ação tem duas frentes: a pulverização, para acabar com o mosquito, e a aplicação de inseticida para eliminação das larvas. Os agentes também entregam folhetos informativos e orientam a população.
— Nós tínhamos o mosquito e não tínhamos a doença. Agora que temos a doença precisamos exterminar o mosquito com urgência — disse Pezzetta.
Por enquanto o equipamento disponível para o combate ao mosquito é o da prefeitura municipal: três pulverizadores e um fumacê. De acordo com o Coordenador Regional de Saúde, Erlon Beck, o equipamento do Estado deve chegar somente amanhã à tarde, junto com as equipes da Secretaria Estadual de Saúde e com os técnicos do Ministério da Saúde.
Moradores preocupados
No bairro São Paulo, os moradores estão preocupados com a epidemia. Os irmãos Tiago e Rafael Correa Alfing atentam para os sintomas da doença na casa em que moram. O filho de Tiago, Mateus, de três meses, está com os sintomas da doença há vários dias.
— Ele está internado o hospital. Só na quinta vez que fui ao hospital internaram ele — aponta o pai.
— Na minha família cinco pessoas já apresentaram os sintomas — relata Rafael.
Outro morador do bairro, Leandro Benke, disse que teve os sintomas e procurou atendimento no hospital, sendo encaminhado para casa.
— Meu filho de 13 anos também está com os mesmos sintomas. Mas não adianta ir no hospital, eles dão soro e mandam para casa.
Os moradores estão revoltados pois, segundo eles, teriam procurado há alguns dias o auxílio da secretaria de Saúde. O problema foi tratado como uma intoxicação alimentar no bairro.
Hospital atende 150 pessoas por dia
O diretor administrativo do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Airton Buss Júnior, afirma que não há nenhuma pessoa internada com suspeita de dengue. Segundo ele, desde a noite de sexta-feira, o hospital atendeu em média 150 pessoas por dia, sendo que cerca de 40% delas procuraram auxílio por apresentarem sintomas característicos de virose.
— Não podemos afirmar que essas pessoas tenham dengue, pois não foram realizados exames em todas. Podemos apenas dizer que essas pessoas apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue.
— O tratamento é sintomático, não há um remédio para a dengue. Agora o que devemos fazer é exterminar o mosquito e desobstruir o plantão do hospital — finaliza Buss.
Fonte: CLICRBS/ZERO HORA
Autor
lccomunic
Em: 21/02/2010, 21:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30



