Rádio Querência

Chuva reduziu o consumo e falta de energia não deve se repetir hoje, diz diretor da CEEE

Chuva reduziu o consumo e falta de energia não deve se repetir hoje, diz diretor da CEEE

A chegada da chuva em algumas regiões do Estado na manhã desta quinta-feira combateu o calor e ajudou a reduzir o consumo de energia elétrica dos gaúchos. Com isso, o diretor de transmissão da CEEE, José Francisco Pereira Braga, acredita que o recorde de consumo alcançado ontem não irá se repetir nesta tarde e não deve haver interrupção no fornecimento em Porto Alegre.

No início desta tarde, cerca de 600 consumidores continuavam sem luz em pontos isolados da Capital e equipes da CEEE trabalhavam para resolver o problema. O número chegava a 2 mil durante a madrugada.

— Tivemos ocorrência de chuva nas regiões da Campanha e no Sul, que deu uma certa redução no consumo. A previsão é de que o recorde de ontem não seja batido. Mesmo que haja um consumo grande, vamos trabalhar para que não falte de luz — explica Braga.

Ele destaca que por volta das 11h15min de hoje o consumo era de 5.157 megawatts contra 5.176 megawatts no mesmo horário de ontem. O pico de consumo ontem foi de 5.267, às 14h47min, e Braga aposta em uma redução no total desta tarde:

— A tendência é cair, deve ficar até menor. Temos apenas problemas locais de distribuição.

O diretor da CEEE reitera que o sistema energético do Estado pode atender uma demanda entre 5,6 mil e 5,7 mil megawatts. Ele explica qual é a estratégia adotada quando o consumo está muito elevado.

— Quando há sobrecarga, desligamos o alimentador de energia e procuramos remanejar para outros que estão com mais folga. Essa manobra que ocorreu ontem. O problema é que tivemos um curto-circuito na Subestação 5 e dois alimentadores desligaram. Foi algo fora do previsto — afirma.

Braga faz um apelo para que a população faça um uso consciente da energia, principalmente, nesta época de temperaturas elevadas.

— O consumidor deve desligar o monitor do computador quando não estiver usando, deixar a água do chuveiro mais fria e programar o ar-condicionado para desligar depois de certo tempo. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença e ainda diminuem os gastos — lembra ele.

Fonte: ZEROHORA.COM

L

Autor

lccomunic

Em: 03/02/2010, 22:00

Mais lidas
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria
Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria

Com salário mensal de R$ 18 mil, empresário não compareceu ao gabinete em fevereiro, mas teve todas as faltas abonadas. Município abriu sindicância para investigar o caso.

Últimas notícias
Gasolina terá 32% de etanol a partir desta semana, anuncia Alckmin
Gasolina terá 32% de etanol a partir desta semana, anuncia Alckmin

Medida visa reduzir o preço do combustível nas bombas, diminuir emissões e impulsionar o setor agroindustrial de biocombustíveis

Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS
Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS

Após as instabilidades, o frio deve avançar com força pelo RS

Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados
Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados

Integrantes dos CTGs Carreteiros dos Pampas e Pompílio Silva se destacaram nas provas em Independência.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região
Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região

Estrutura permitirá consultas, exames e cirurgias de catarata, beneficiando pacientes de Santo Augusto e municípios da região