Rádio
Nenhum programa no ar
R$ 3,5 bilhões prejuízos de tempestades em 2009 no Estado
Em reunião permanente desde o último domingo, por determinação da governadora Yeda Crusius, secretários de Estado examinaram nesta quinta-feira, com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, no Palácio Piratini, reforço às ações de apoio às comunidades e municípios atingidos por tornados e tempestades no Rio Grande do Sul.
Os danos à infraestrutura, em áreas como energia, estradas, moradias e prédios públicos, e à agricultura chegam a R$ 3,5 bilhões até outubro, informou o chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil. O valor real, porém, é muito maior, por não incluir o impacto das violentas alterações climáticas do mês de novembro.
Em 2009 foram 16 eventos climáticos atípicos. Destes, 11 foram desastrosos e ocorreram apenas nos últimos dois meses - seis foram consecutivos, nos dias 4, 9, 13, 14, 18 e 21. O mais recente, com ventos fortes, foi em Três de Maio na quarta-feira. A previsão, segundo o Comitê de Operação e Planejamento do setor Elétrico do RS (Copergs), é de que novos eventos climáticos se aproximam. O governo do Estado também tem contatado, entre outras instituições, as Forças Armadas.
Na terça-feira (24), em reunião do Copergs com o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e representantes das empresas CEEE, AES Sul, RGE, Eletrosul e da Agergs discutiu as alterações climáticas em ocorrência no Estado e suas conseqüências na rede elétrica e no abastecimento de energia elétrica. Concluíram que a situação é "completamente atípica com 16 eventos climáticos neste ano provocados pela combinação de chuvas/vendaval/granizo".
As informações são do governo do Estado.
Autor
lccomunic
Em: 25/11/2009, 22:00

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Evento tradicional realizado neste sábado contou com fichas esgotadas com antecedência, excelente cardápio com jantar e doces, e animação do Grupo Momentos.

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência

Prefeita Lilian Fontoura Depiere e secretários participaram da programação da Rádio Querência nesta sexta-feira (2) para anunciar reestruturações importantes para o município.

