Rádio Querência

Ingresso do RS ao projeto de implantação da Ferrosul é aguardado para esta quarta-feira

Ingresso do RS ao projeto de implantação da Ferrosul é aguardado para esta quarta-feira

Esta quarta-feira(21) pode ser um dia histórico para o transporte ferroviário gaúcho. Às 15h45 a governadora estará recebendo comissão formada por prefeitos e parlamentares que tratam da implantação da Ferrosul no Estado. A comitiva esteve nesta terça-feira(20) em Curitiba, no Paraná, tratando da extensão de ramal da Ferroeste para o Rio Grande. O Coordenador da Frenteagro da AL-RS deputado Jerônimo Goergen(PP) esteve acompanhando na audiência na sede da Ferroeste o prefeito de Nonoai, João Vianei Rubin e o promotor público do município Marcelo Petry; Elso Severnini, vice-prefeito de Três Passos, representando a AMUCELEIRO e Flávio Smaniotto, prefeito de Novo Barreiro e presidente da AMZOP. As tratativas para a implantação da Ferrosul nasceram lideradas pela AMZOP e AMUCELEIRO, que já realizaram audiência pública sobre o tema em Nonoai. Tratativas entre os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina procuram estabelecer , como o que já ocorre hoje nos mesmos moldes com o BRDE, que seja criada a FERROSUL. 

O RS é o único Estado que ainda não deu aval no CODESUL para ingressar nesta malha ferroviária, que trará um grande impacto econômico em 237 municípios, entrando no Estado pelo município de Nonoai. A implantação da Ferrovia já está certa até Chapecó em Santa Catarina. Será necessário um estudo econômico para criar uma nova rede ou até mesmo se utilizar redes já existentes da empresa ALL. A Ferrosul compreende a implantação de trilhos com bitola dupla, viabilizando uma velocidade de 120 a 160 Km/h que poderão servir para transportes de passageiros inclusive. Esta obra vincularia a malha gaúcha com o restante do país, ligação inexistente atualmente, já que a a ferrovia Norte-Sul só tem abrangência até o Centro-Oeste. Para tanto, a Ferrosul só depende da posição política do RS, já que a implantação da malha ferroviária pode ser concluída em até 4 anos. A Ferroeste é a única empresa que tem concessão para exploração de linhas no Brasil inteiro, contando também com recursos do Exterior para a obra, o que dispensa o Estado de gastos extras, sendo que o único investimento necessário seria a montagem do projeto.

  Na próxima semana o deputado Jerônimo Goergen estará buscando agenda p conversar com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e com a bancada Federal a fim de montar o projeto. Nesta quarta-feira(21) o parlamentar vai colher assinaturas e protocolar na AL-RS pedido de Comissão de Representação Externa para tratar da Ferrosul. " Será um marco histórico, tendo em vista também os investimentos em usinas de biocombustíveis e o favorecimento para o transporte de grãos como trigo e milho. Com um grande fator de integração logística ganharíamos alta competitividade, baixando custos" diz Jerônimo. Além disso, está sendo aprovada audiência pública solicitada pelo parlamentar na Comissão de Economia da AL-RS sobre a Ferrosul, o que se transformará em grande seminário envolvendo governos e parlamentos dos quatro estados para afinar entendimentos. " A grande bandeira que nos une é fazer que a Ferrovia chegue até Maracajú, com bitola métrica para unir definitivamente o sul com o norte do país. É uma questão de decisão política e tenho certeza que o perfil do governo do Estado nos dará esta condição positiva ", diz Jerônimo Goergen, que também pediu ao presidente da Assembléia gaúcha que trate do assunto junto aos demais legislativos dos Estados envolvidos. 

 O deputado falou também com o secretário de Infra-estrutura e Logística Daniel Andrade que está tratando do tema junto à governadora Yeda Crusius. "Nosso compromisso é garantir também a segurança de que não haverá perdas no setor rodoviário, e para isto estaremos trazendo o setor para conversas. Mas entendemos que uma linha de trem como esta trará um aumento do volume rodoviário para atender a demanda. O meu objetivo, em conjunto com as associações, é que ninguém perca tempo ou seja culpado por falha alguma. O RS terá um grande avanço com esta obra ", avalia Jerônimo Goergen.

L

Autor

lccomunic

Em: 20/10/2009, 22:00

Mais lidas
Delegado Bruno Chaves exalta integração policial no combate ao tráfico de drogas em Santo Augusto
Delegado Bruno Chaves exalta integração policial no combate ao tráfico de drogas em Santo Augusto

Operação "Rancho Fechado" cumpriu mandados no município e em São Martinho, resultando na prisão de quatro suspeitos.

Carro com placas de Santo Augusto capota no interior do município
Carro com placas de Santo Augusto capota no interior do município

Fato aconteceu na manhã deste sábado na localidade de Rincão dos Paivas; motorista não sofreu ferimentos graves.

América de Santo Augusto anuncia desligamento da Copa das Regiões 2026
América de Santo Augusto anuncia desligamento da Copa das Regiões 2026

Atual campeão da Libertadores Regional, o clube santo-augustense comunicou oficialmente nesta quarta-feira (22) sua retirada da competição e o cancelamento da partida de volta das oitavas de final.

Últimas notícias
Polícia Federal Investiga 753 casos de Crimes Eleitorais a poucos meses das eleições
Polícia Federal Investiga 753 casos de Crimes Eleitorais a poucos meses das eleições

Ceará e Rio de Janeiro lideram o ranking de inquéritos abertos entre janeiro e julho

Com Zucco, Republicanos do Rio Grande do Sul oficializa candidaturas para as eleições de 2026
Com Zucco, Republicanos do Rio Grande do Sul oficializa candidaturas para as eleições de 2026

Partido confirma 56 nomes para a Assembleia Legislativa, 32 para a Câmara dos Deputados e sela aliança com foco no governo estadual e Senado.

Juliana Brizola é oficializada candidata ao governo do RS em chapa com Edegar Pretto
Juliana Brizola é oficializada candidata ao governo do RS em chapa com Edegar Pretto

Convenção partidária em Porto Alegre reuniu coligação de oito partidos e definiu nomes para o governo estadual, Senado e legislativo.

Identificado idoso vítima de atropelamento em Coronel Bicaco
Identificado idoso vítima de atropelamento em Coronel Bicaco

João Orides Nunes da Silva conduzia uma bicicleta em direção à BR-468 quando foi atingido por um automóvel nas proximidades da Cotricampo

Identificado motociclista que morreu em grave acidente na RS-210, em Boa Vista do Buricá
Identificado motociclista que morreu em grave acidente na RS-210, em Boa Vista do Buricá

Marcos Reis de Oliveira, de 41 anos, morreu no local após colisão frontal entre uma Honda Biz e uma Toyota Hilux na localidade de Vista Alta