Início Colunista Voltar

Lilian, Nice ou Naldo: Quem entrará para história?

A eleição que vai marcar um momento histórico em Santo Augusto

Por Andre Motta 12/11/2020



Independentemente do resultado das eleições em Santo Augusto, o momento será histórico na vida política do município. Há dois motivos, em especial, que fazem desta eleição um momento jamais vivido.
O primeiro é em caso de vitória de Nice ou Lilian. Será a primeira vez que uma mulher comandará o município. Até então, o cargo político mais alto ocupado por uma mulher foi o de vice-prefeita. Ele foi ocupado por Iracer Polo na gestão 2001/2004, quando o prefeito era Florisbaldo Polo.
Outro fato, que se acontecer entrará para a história é a reeleição de um prefeito. Os eleitores santo-augustenses nunca reelegeram um chefe do Executivo. Já tivemos prefeitos que foram eleitos duas vezes (Alecrides Santana de Moraes, Alvorindo Polo e Naldo Wiegert), mas nunca em sequência.
Não menos importante para a história, no caso de vitória para Naldo, ele se tornará o político que mais comandou o município. Ao todo, serão 12 anos a frente do Executivo. Hoje esse posto é do ex-prefeito Alecrides Sant’ Anna de Moraes, que ficou um pouco mais de nove anos no poder, mas em duas legislaturas - 1964/1969 - 1978/1982 – em 1982 Alecrides renunciou para concorrer a deputado estadual. Nos dois anos em que foi prefeito, Alecrides teve o mandato prorrogado.
Enfim, qualquer que seja o resultado, entrará para história. Nós aqui estamos para contá-la.

Andre Motta

colunista

André é comunicador da Rádio Querência há mais de 10 anos. Neste espaço, escreve sobre assuntos diversos, com um pé no esporte.




Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5