Início Notícia Voltar

Rádio Querência apura reclamações sobre falta de água e Corsan divulga nota oficial

Moradores relatam falta de abastecimento, água turva e gosto de barro em diferentes pontos da cidade

02/01/2026 14:01 por redação


CapaNoticia

 

Na manhã desta sexta-feira, 02, a Rádio Querência recebeu inúmeras mensagens de ouvintes relatando novos problemas no abastecimento de água em Santo Augusto, nos dias 31, 01 e 02 de janeiro. Além da falta de água em diferentes bairros, moradores também apontaram a ocorrência de água turva e, em alguns casos, com gosto de barro, o que gerou preocupação entre os consumidores.

Diante das reclamações, a reportagem da Rádio Querência entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da companhia responsável pelo abastecimento, repassando os relatos feitos pela população e solicitando esclarecimentos sobre a situação.

No início da tarde, a empresa divulgou uma nota oficial, na qual se manifesta sobre os problemas registrados no sistema de abastecimento e apresenta explicações à comunidade.

NOTA OFICIAL DA CORSAN

Ontem, 1° de janeiro, equipes da Corsan em Santo Augusto localizaram o rompimento de uma tubulação de maior dimensão, responsável por levar a água tratada de um poço tubular profundo até as residências. Em função desse problema, cerca de metade da cidade ficou temporariamente sem abastecimento. Ainda durante a noite, as equipes realizaram o reparo necessário e o sistema foi normalizado. Os desabastecimentos do dia 31/12, também foram em decorrência deste mesmo rompimento.

Hoje, 2, na região do bairro São João, as equipes seguem trabalhando na localização de um vazamento na rede de água. Esse tipo de vazamento ocorre de forma invisível, ou seja, a água se dispersa pelo solo e não aparece na superfície da rua. Por esse motivo, a região pode apresentar oscilações de pressão e vazão, e, nos pontos mais próximos ao local do problema, podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento.

Para identificar o ponto exato do rompimento, está sendo utilizado o geofonamento, um equipamento semelhante a um ultrassom. Ele capta o som da água que se dispersa pelo solo quando há uma tubulação rompida, permitindo localizar com precisão o ponto do vazamento, mesmo quando não há sinais visíveis ou extravasamento externo.

Em relação à água turva ou com coloração e gosto de barro, essa situação pode ocorrer após rompimentos na rede. Quando o abastecimento retorna, as equipes realizam o expurgo da água. Ainda assim, em imóveis muito próximos ao local do problema, é possível que partículas se desprendam das tubulações internas devido à força e à pressão do retorno da água, chegando até as torneiras.

Caso alguma residência continue apresentando essa situação, pedimos que seja informado o endereço completo (rua, número e bairro), para que possamos encaminhar a equipe da Corsan, que realizará o expurgo diretamente no registro do imóvel.

Reforçamos que os clientes podem tirar dúvidas, buscar informações e registrar ocorrências pelos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (51) 99704-6644, telefone 0800 646 6444, Aplicativo Corsan ou pelo Atendimento Virtual no site www.corsan.com.br. Os registros feitos por esses canais garantem mais agilidade, pois a solicitação entra diretamente no sistema e a ordem de serviço é encaminhada ao setor operacional responsável.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5