Anvisa aprova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan
Imunizante deve ser destinado à população de 12 a 59 anos e incorporado ao Programa Nacional de Imunizações
26/11/2025 10:35 por Maira kempf
Butantan-DV é um imunizante tetravalente, formulado para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Takeda / Divulgação
Foi aprovada nesta quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butantan-DV. A princípio, o imunizante deve ser destinado à população de 12 a 59 anos e incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este é o primeiro do mundo que protege contra a doença com apenas uma dose.
O instituto já tem mais de 1 milhão de doses prontas. O Butantan ainda firmou parceria com a empresa chinesa WuXi para ampliar a oferta e entregar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Os ensaios clínicos duraram cerca de cinco anos. A eficácia geral em pessoas de 12 a 59 anos foi de 74,7%. Já a proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme ficou em 91,6% e contra hospitalizações, 100%. A pesquisa contou com mais de 16 mil voluntários de 14 Estados entre 2016 e 2024.
Ainda não há definição sobre quando a vacinação irá começar e como será a distribuição das doses no país. A decisão será do Ministério da Saúde.
Butantan-DV
A Butantan-DV é um imunizante tetravalente, formulado para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Os ensaios clínicos foram concluídos em junho do ano passado, com os resultados mais recentes publicados na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Os dados refletem o acompanhamento de 16.235 participantes e indicam que o imunizante do Butantan demonstrou eficácia e segurança em pessoas de 12 a 59 anos.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



