Início Notícia Voltar

Morre João Chagas Leite, um dos cantores símbolo do nativismo gaúcho, aos 80 anos

Artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), no norte gaúcho

11/11/2025 09:47 por Maira kempf


CapaNoticia

João Chagas Leite é o autor de grandes sucessos da música nativista, como "Desassossegos" e "Pampa e Querência". Marcelo Oliveira / Agencia RBS


Morreu na manhã desta terça-feira (11) o músico João Chagas Leite, um dos cantores símbolo do nativismo gaúcho, aos 80 anos. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), no norte gaúcho. 

A informação foi confirmada por familiares. João Chagas Leite estava em Erechim para tratar um câncer: um médico amigo o ajudou no processo, ele passou por cirurgia e se recuperou. Em maio, o artista anunciou que voltaria aos palcos depois do tratamento

Dono de repertório com mais de 300 composições, João Chagas Leite é o autor de grandes sucessos da música nativista, como DesassossegosPenas, Campo, Pampa e Querência, Ave Sonora e Por Quem Cantam os Cardeais. Ao longo da sua caminhada de mais de cinco décadas na música tradicionalista, conquistou 13 primeiros lugares em festivais do segmento e duas vitórias consecutivas na Tertúlia Musical Nativista.

— Eu respiro música praticamente o dia inteiro — disse à reportagem de GZH Passo Fundo, em maio. 

A paixão foi mais forte que a deficiência física na mão esquerda, que obrigou o artista a executar o violão de forma invertida até aprender a utilizar o dedal e conquistar o seu espaço. 

A família informou em nota que o velório será a partir das 14h desta terça, na Funerária Passuello de Erechim. O sepultamento está marcado para 9h de quarta-feira (12), no Cemitério Pio XII, também no norte gaúcho.

Luto oficial

João Chagas Leite nasceu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A prefeitura da cidade informou que vai decretar luto oficial de três dias no município em razão do falecimento do cantor.

Por meio de nota, declarou ainda que "se solidariza e deseja força aos familiares, amigos e fãs de João Chagas Leite neste momento de dor e sofrimento. Além disso, enaltece a obra e legado de um filho desta Terra na música tradicionalista, trabalho esse que sempre vai ser lembrado".

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Atualidades RQ

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5