2ª Exposição de Projetos Culturais de Santo Augusto
Dois projetos receberam o Troféu Cultural 2025: Paulo Ricardo Zientarski Rodrigues, com “Fragmentos históricos – Cemitério dos Degolados – com professor Odilon”, e Monique Marina Antes, do Foto Studio, com “A Cultura através das lentes da APAE”.
20/10/2025 08:47 por Maira kempf

Foto: Fernando Almeida
Na noite do dia 17 de outubro, no Auditório do Sicredi, aconteceu a 2ª Exposição de Projetos Culturais de Santo Augusto, evento que visa apresentar e dar visibilidade aos trabalhos dos Agentes Culturais que participaram do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SECUTE N.º 003/2024, promovendo a diversidade cultural da nossa comunidade.
O objetivo da 2ª Exposição de Projetos Culturais foi apresentar, divulgar e valorizar iniciativas culturais desenvolvidas por indivíduos, grupos e instituições da comunidade, promovendo o intercâmbio de ideias, o reconhecimento da diversidade cultural e o fomento à criação de expressões artísticas e culturais. Nossa cultura é rica e diversificada, e esta noite ajudará a fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho entre os habitantes de Santo Augusto.
O desenvolvimento destes projetos iniciaram no ano de 2024 com as primeiras audiências públicas nos meses de julho e agosto. Para acessar os recursos, produtores, gestores e fazedores de cultura participaram de edital público. Em breve, provavelmente início do mês de dezembro, lançaremos o Edital PNAB 2025 para execução em 2026.
A seguir, a nominata dos Agentes Culturais e seus mui digníssimos projetos.
- Foto Studio – Monique Marina Antes, Projeto “A Cultura através das lentes dos profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE”.
- Maiara Sapiecynski – PALUDO Marketing Digital, Projeto “Marco Histórico do Rio Grande do Sul em Santo Augusto”.
- Paulinho Antunes de Moura, Projeto “Nerci Liberato da Conceição – Uma parte importante do tradicionalismo de Santo Augusto”.
- Vanderlei Prezotto Pinheiro, Projeto “Santo Augusto – Visão aérea dos pontos culturais e turísticos”.
- Gabriela Przybulinski Prezotto Pinheiro, Projeto “Gaby Prezotto – A emoção através da voz e dos acordes do violino”.
- Paulo Ricardo Zientarski Rodrigues, Projeto “Fragmentos históricos – Cemitério dos Degolados – com professor Odilon”.
- Lions Clube Santo Augusto, Projeto Contação de Histórias “Vozes da imaginação”.
- Carolina Guterres Scherer Timm, Projeto “Cultura do cuidado: Escrita terapêutica para todos”.
- Sociedade Recreativa e Cultural 7 de Setembro, Projeto “3ª Mostra de Artes do Clube 7 de Setembro”.
A noite ficou ainda mais memorável com as apresentações culturais, tendo os Hinos Nacional Brasileiro e o Rio-grandense tocados pelo Senhor Márcio de Melo e sua filha Mariana de Melo ao som de suas gaitas. Já o Grupo de Dança Raio de Luz, da Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo Augusto, acompanhados pelo Professor Daniel Henrique Rockenbach realizaram duas apresentações: a 1ª com a encenação e dança, da música “Vai Ter Galinha Com Polenta” do Cantor Santoaugustense Tibúrcio da Estância, e a 2ª apresentação cultural com a coreografia da música “Ama Um Maloqueiro”, dos cantores Rafa Jr., Hugo e Guilherme, Dj Ari SL.
Conforme divulgado, os dois projetos mais votados, que receberam o TROFÉU CULTURAL do ano de 2025, foram Paulo Ricardo Zientarski Rodrigues, com “Fragmentos históricos – Cemitério dos Degolados – com professor Odilon” e Foto Studio – Monique Marina Antes com “A Cultura através das lentes dos profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE”.
Acreditamos que essa exposição foi um sucesso. Foram momentos de descontração, conhecimento e muita cultura.
Vídeos sobre o evento estão nas redes sociais da Rádio Querência.
Por Ana Paula da Rosa Reis, Coordenadora de Cultura e Turismo.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.