Início Notícia Voltar

Surto de catapora é registrado na Escola Municipal Sol Nascente, em Santo Augusto

Patrícia Polo destacou que o surgimento desses casos nessa faixa etária se justifica pela lacuna de cobertura vacinal entre adolescentes, especialmente entre crianças com cerca de 12 anos.

14/10/2025 14:38 por Maira kempf


CapaNoticia

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Augusto confirmou um surto de catapora (varicela) na Escola Municipal Sol Nascente. Conforme o setor de imunizações, três alunos do oitavo ano e um estudante do nono ano apresentaram a doença nos últimos dias.

De acordo com a enfermeira Patrícia Polo, responsável pelo setor de imunizações da SMS, a ocorrência de dois ou mais casos já é considerada surto, conforme os protocolos de vigilância epidemiológica. Diante da primeira notificação, as equipes de saúde iniciaram as medidas de controle: identificação dos casos, notificação, afastamento dos pacientes por até 10 dias — até que todas as lesões estejam secas — e observação dos contatos próximos.

Com o surgimento de novos casos, foi necessário adotar o bloqueio vacinal, vacinando os estudantes que não tinham recebido a dose contra a catapora. Na turma afetada, quatro alunos precisaram ser imunizados após levantamento de contatos e avaliação das carteiras de vacinação. Os demais estudantes já haviam tido a doença em outros momentos, o que dispensa a vacinação.

Patrícia Polo destacou que o surgimento desses casos nessa faixa etária se justifica pela lacuna de cobertura vacinal entre adolescentes, especialmente entre crianças com cerca de 12 anos. Isso ocorre porque a vacina contra a varicela foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação apenas em setembro de 2013. Ela é aplicada em duas doses: a primeira aos 15 meses de idade (na forma da Tetra Viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e o reforço entre 4 e 6 anos (somente varicela). Dessa forma, muitos adolescentes dessa faixa etária não foram contemplados pela vacinação de rotina.

Em contato com a Secretária Municipal de Educação, Eliane Paier, ela informou que os alunos diagnosticados foram afastados e que todas as medidas recomendadas pela Secretaria de Saúde foram seguidas, além de ter sido realizado trabalho de orientação com os demais alunos sobre medidas de prevenção.

Apesar dos casos confirmados, as aulas seguem normalmente na Escola Municipal Sol Nascente, não havendo necessidade de suspensão das atividades.

A reportagem tentou contato com a direção da escola, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Catapora

Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira). Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

Importante: Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

Transmissão

A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias. Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. 

Raramente, a catapora (varicela) é transmitida por meio de contato com lesões de pele. O período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.

Importante: Deve-se afastar a criança da creche ou escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Sintomas

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os principais sinais e sintomas da doença são:

  • manchas vermelhas e bolhas no corpo;
  • mal estar;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • perda de apetite;
  • febre baixa.

O Ministério da Saúde apresenta diversas informações sobre a doença, saiba aqui. 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Voz do Brasil

Ouça aqui

91.5 FM

Paradão do Ouvinte
89.7
91.5