Manifestação pró-Bolsonaro na Paulista reúne mais de 42 mil em defesa da anistia; Santo Augusto também registra ato
Manifestantes pedem anistia, justiça por Bolsonaro
08/09/2025 05:46 por Bruno Vargas

Edilson Dantas/O Globo
A manifestação realizada neste domingo (7), na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu aproximadamente 42,2 mil pessoas, de acordo com estimativas do Monitor do Debate Político do Cebrap e da ONG More in Common. O ato, organizado em defesa da anistia e liberdade para os condenados pelos atos de 8 de Janeiro, teve público semelhante ao registrado em 2024.
Segundo o levantamento, o número de participantes variou entre 37,1 mil e 47,3 mil no pico da mobilização, com margem de erro de 12%. A estimativa foi feita com base na análise de imagens aéreas por meio de software de inteligência artificial. No ano passado, na mesma data, o público estimado foi de 45,4 mil pessoas.
Tarcísio defende Bolsonaro como único candidato da direita para 2026
Durante o evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez um pronunciamento em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçando sua candidatura à Presidência em 2026. "É fundamental que tenhamos Jair Messias Bolsonaro na eleição do ano que vem. Só existe um candidato para nós, que é Jair Messias Bolsonaro", afirmou o governador.
Tarcísio ainda criticou o julgamento de Bolsonaro, que deve ser concluído nesta semana, classificando-o como injusto. Segundo ele, a acusação baseia-se unicamente na delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que, de acordo com o governador, teria mudado seu depoimento várias vezes “sob coação”.
"Não existe ligação entre Jair Bolsonaro e o 8 de Janeiro. Não há documento, ordem ou prova. Como condenar alguém sem evidências?", questionou Tarcísio, ressaltando a ausência do ex-presidente no evento, o que, segundo ele, impediu que a manifestação fosse “completa”.
Ato em apoio a Bolsonaro também ocorre no interior do RS
Em Santo Augusto, no Rio Grande do Sul, também houve mobilização de apoiadores do ex-presidente e da direita em geral. Manifestantes se reuniram na Praça Pompílio Silva e no trevo de acesso ao município, pedindo anistia, justiça e liberdade para os presos dos atos de 8 de Janeiro além de apoio integral a Bolsonaro.
Correio do Povo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.