“Beira de Fogo” conquista o primeiro lugar no 16º Canto Nativo de Santo Augusto
Festival encerrou sua 16ª edição premiando talentos regionais e revelando os destaques da música nativista
07/09/2025 23:17 por Fernando Almeida

Fernando Almeida
O 16º Canto Nativo de Santo Augusto encerrou sua programação neste sábado (06), consagrando os grandes vencedores da edição de 2025. Em sua derradeira noite, o festival levou ao palco 12 canções finalistas, avaliadas pela comissão formada por Marcelinho Carvalho, Valério Teixeira e Zé Renato Daudt, que apontaram os melhores trabalhos apresentados no evento.
O primeiro lugar ficou com a canção “Beira de Fogo”, uma milonga com letra de Otávio Lisboa, melodia de Ricardo Rosa e interpretação de Alex Moreira. A obra também contou com Silverio Barcelos e Luis Clóvis Girardi nos violões, Fernando Saalfeld na gaita e Negrinho Martins no contrabaixo.
O segundo lugar foi para “Jujos de Interior”, chamamé de Davi Teixeira (letra) e Maximiliano Tchêtuco (melodia), interpretado por Luciano Gonçalves e Arthur Emmanuel, com acompanhamento de Rodrigo e Henrique Rodrigues (violões), Claiton Scouto (gaita botoneira), Maximiliano Tchêtuco (contrabaixo) e Ninho Volkwei (cajón).
Na terceira colocação, ficou a toada “Pensei que Era o Tempo”, de autoria de Rômulo Chaves (letra) e Jean Kirchoff (melodia), interpretada por Kirchoff, com participação de Régis Reis (violão solo), Cássio Figueiró (acordeon), Emerson Martins (guitarrón) e Arison Martins (cajón).
Destaques individuais e especiais
O prêmio de Melhor Instrumentista foi entregue a Ronison Borba, pelo acordeon na música “De São Pedro a Sucessor”.
O título de Melhor Intérprete do festival foi para Vinícios Bala, pela emocionante performance de “Abuela”.
Além disso, a música “Beira de Fogo” também foi destaque nas categorias de Melhor Letra (Otávio Lisboa) e Melhor Melodia (Ricardo Rosa). O prêmio de Melhor Arranjo ficou com “De São Pedro o Sucessor”, de Cirilo Sperotto e Giovane Borges da Silva.
A canção “Jujos de Interior” levou o título de Música Mais Popular, escolhida pelo público presente. Já o prêmio de Talento Regional ficou para Cirilo Sperotto. Na categoria local, o primeiro lugar também foi para “Jujos de Interior”.
Escolha popular da Rádio Querência
Pela interação com o público, a Rádio Querência FM promoveu votação aberta durante sua transmissão ao vivo. Os ouvintes elegeram a música “Abuela”, de Eduardo Llano e João Perussato, interpretada por Vinícios Bala, como a favorita, recebendo um troféu especial oferecido pelos Corretores de Imóveis Langner.
Apoio e transmissão
O festival teve transmissão oficial da Rádio Querência, contando com o patrocínio de Erva Mate Tomelero, Perissoli Óptica e Joias, Mauro Móveis, Corretores de Imóveis Langner, Limit Topografia, Cerâmica Modelo, Big Farma, Calçados Zan e Cazarolli Garcia e Lima Advogados Associados.
Com mais uma edição marcada pela qualidade musical, o Canto Nativo de Santo Augusto reforça sua relevância como espaço de valorização da arte, da tradição gaúcha e dos novos talentos da música regional.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.