Cotricampo e Canal Rural apresentam iniciativa inédita da Abertura Nacional da Colheita do Trigo
Evento de lançamento aconteceu durante a Expointer, com a presença de lideranças
02/09/2025 14:29 por Maira kempf

Foto: divulgação
Cotricampo e Canal Rural recepcionaram lideranças e instituições parceiras, nesta segunda-feira, 1º de setembro, para o Lançamento da Abertura Nacional da Colheita do Trigo, na Casa do Canal Rural, junto ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2025.
Devido ao papel de referência que a Cotricampo possui no fortalecimento da cadeia produtiva do trigo na região Sul do Brasil, a Abertura Nacional da Colheita, iniciativa inédita, acontecerá no dia 9 de outubro, no Campo Experimental, em Campo Novo (RS), paralelamente ao Dia de Campo da cultura, promovido pelo departamento técnico da cooperativa.
Além do presidente, Gelson Bridi, e do diretor do Canal Rural, Giovani Ferreira, participaram do evento de lançamento o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Pepe Vargas, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, o superintendente do Ministério da Agricultura no RS, José Cleber de Souza. Também prestigiaram o momento, entre outras lideranças, o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o coordenador-geral da Fetraf-RS, Douglas Cenci, o gerente de Relações Institucionais e Sindical do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto, e os representantes de empresas parceiras do evento de Abertura Nacional da Colheita do Trigo: BioAgreen, Basf, Bayer, FMC e Yara.
Evento inédito para a cultura do trigo acontecerá em Campo Novo, no mês de outubro
Com o lema: autossuficiência, segurança alimentar e soberania, o evento proposto em parceria entre Cotricampo e Canal Rural buscará aprofundar o debate sobre uma das cadeias produtivas mais importantes e estratégicas para o Brasil. Dentre os principais alimentos que compõe a cesta básica, o trigo é o único item que o país ainda não produz no mesmo nível de consumo, o que demanda altos índices de importação.
“Queremos começar uma discussão concreta, pra valer, permanente e perene sobre o trigo. E a Cotricampo e o Rio Grande do Sul simbolizam essa questão. Quase metade da produção de trigo se concentra neste Estado e 90% da produção nacional da cultura está na região Sul, abrangendo os três estados. Mas o consumo do trigo está no Brasil inteiro. Então nada mais justo do que começar esse debate pelo Rio Grande do Sul e pela região da Cotricampo”, destacou Giovani Ferreira, diretor do Canal Rural Sul.
Em sua fala, o presidente Gelson Bridi reforçou a importância histórica que a cultura do trigo possui para a região Noroeste do RS, onde está inserida a Cotricampo. Ele também destacou o papel fundamental que todas as entidades parceiras da cooperativa possuem para que possa efetivamente ser estabelecido um amplo debate sobre toda a cadeia produtiva do trigo, apontando caminhos para que o Brasil tenha um crescimento no nível de produtividade, gerando um ciclo socioeconômico positivo para todos.
“O cooperativismo tem um papel central na triticultura gaúcha: 45% do trigo produzido no Estado passa pelas nossas cooperativas. Isso mostra a força de uma rede que organiza o produtor, garante escala e agrega valor à produção, fortalecendo toda a cadeia, do campo à mesa. Ao dar suporte técnico, industrial e comercial, as cooperativas contribuem para que o Rio Grande do Sul siga como referência nacional na produção do cereal”, ressalta o gerente de Relações Institucionais e Sindical do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto.
A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias.
Fonte: Departamento de Comunicação Social - Cotricampo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.