48ª Expointer começa neste sábado, tudo o que você precisa saber sobre a feira
Os visitantes poderão saborear produtos tradicionais como queijos, salames e cucas, além de conferir novidades inusitadas, como a geleia com folha de ouro e o "chope do amor".
30/08/2025 06:31 por Bruno Vargas

A 48ª edição da Expointer tem início neste sábado (30), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Até o dia 7 de setembro, o local se transforma na maior vitrine do agronegócio gaúcho, reunindo o melhor da pecuária, agricultura familiar, inovação, sustentabilidade e tecnologia no campo.
Horários e acessos ao parque
O público poderá acessar o parque das 8h às 20h. Já os expositores de animais e profissionais da imprensa terão entrada liberada em tempo integral, sem restrições de horário.
Para os visitantes a pé, os portões de acesso serão os de número 2, 6 e 13. Veículos devem entrar pelos portões 14 e 15, com estacionamento disponível pelo valor de R$ 50.
Agricultura familiar bate recorde
Antes mesmo de abrir os portões, a feira já registra um feito histórico: o maior pavilhão de agroindústrias familiares já montado em uma Expointer. Em 2025, são 456 empreendimentos confirmados — superando os 413 participantes da edição anterior.
Os visitantes poderão saborear produtos tradicionais como queijos, salames e cucas, além de conferir novidades inusitadas, como a geleia com folha de ouro e o "chope do amor".
Pecuária em destaque
Fiel às suas origens, a Expointer segue como uma das principais exposições de animais da América Latina. Neste ano, a feira contará com 6.696 animais inscritos — um crescimento de quase 40% em relação a 2024.
Um dos destaques é o retorno das aves, que estavam ausentes há dois anos devido à gripe aviária e à doença de Newcastle.
Projeções econômicas e cautela
Apesar do entusiasmo com os números de participação, o clima no setor é de cautela. A crise climática e o endividamento no campo preocupam produtores e expositores. No entanto, a expectativa segue positiva, especialmente no setor de máquinas agrícolas, que no ano passado movimentou R$ 7,39 bilhões em negócios encaminhados.
Gisele Loeblein - GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.