Defesa Civil faz alerta sobre tempo severo no RS
Chuvas fortes a intensas e persistentes, com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento. Prognóstico vale entre a quarta e sexta-feira
06/05/2025 14:13 por Maira kempf

Parte do RS terá tempo severo esta semana | Foto: Defesa Civil do RS / Divulgação
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o prognóstico meteorológico entre a quarta-feira e a sexta-feira no RS. No mapa, é possível ver a classificação de tempo de atenção até severo.
Confira abaixo:
Severo (vermelho) para chuva forte e volumosa, com descargas elétricas, temporais acompanhados de granizo e rajadas intensas de vento (associadas às instabilidades) em áreas do Oeste, Missões e parte da Campanha (cidades como Uruguaiana, São Borja, Alegrete, Santana do Livramento e Jaguari).
Alerta (laranja) para chuva forte e pontualmente volumosa, com descargas elétricas, temporais com queda de granizo e rajadas de vento intensos na Campanha, Noroeste, Centro, Sul, Costa Doce, Vales, RMPOA, Serra, Nordeste e Litoral Médio e Norte, (cidades como Pelotas, Jaguarão, Rio Grande, Bagé, Dom Pedrito, Santa Maria, São Borja, São Lourenço do Sul, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Gramado, Passo Fundo, Vacaria, Camaquã, Porto Alegre, Cassino, Mostardas, Tramandaí, e Torres).
Atenção (amarelo) para chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com eventuais rajadas de vento no Extremo Sul e no Norte do Rio Grande do Sul, (cidades como Frederico Westhphalen, Horizontina, Erechim, Santa Vitória do Palmar).
Previsão para os dias:
Quarta-feira (7): uma região de baixa pressão, juntamente com o fluxo de umidade vindo do Norte do país, favorece instabilidades em parte do território gaúcho, com chuva moderada a forte e persistente, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo na região das Missões, Campanha, Centro e Sul, com acumulados entre 30 e 70 mm/dia, podendo atingir 100 mm/dia na fronteira Oeste, de forma localizada. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo de 20 mm/dia.
Quinta-feira (8): o sistema de baixa pressão, e o ar quente e úmido continental favorecem chuvas fortes a intensas e persistentes, com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 e 90 km/h).
Os acumulados variam entre 40 e 90 mm/dia no Sul e parte da Costa Doce. Já no Oeste e Campanha, os volumes oscilam entre 100 e 150 mm/dia, podendo atingir os 200 mm/dia no Oeste. Em áreas do Centro, Vales, RMPOA e Leste, há pancadas de chuva com trovoadas.
Sexta-feira (9): Na sexta-feira (09), as instabilidades ganham força em todo o território gaúcho, com descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento (70 e 90 km/h associadas às instabilidades), devido à combinação da baixa pressão, fluxo de umidade vindo do Norte do País e a passagem de uma frente fria.
As chuvas fortes a intensas e constantes atuam nas regiões Oeste, Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, com acumulados oscilam entre 50 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 230 mm/dia em áreas do Oeste, Missões e Centro. No restante do Estado, os volumes ficam entre 20 e 50 mm/dia.
Os acumulados variam entre 40 e 80 mm no Noroeste, Norte, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre. No Sul e Costa Doce os acumulados variam entre 100 e 150 mm, enquanto no Oeste, Centro, Missões e parte da Campanha entre 150 a 200 mm, podendo passar pontualmente dos 300 mm no Oeste, parte da Campanha e Missões.
Orientações
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da sua residência.
- Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Correio do Povo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.