São Martinho decreta medidas emergenciais para conter propagação do Aedes aegypti
O municÃpio enfrenta aumento nos números relacionados a dengue, com 18 notificações, nove casos positivos e sete em investigação, o que motivou a adoção de medidas emergenciais para reduzir a proliferação do mosquito.
03/04/2025 15:36 por Maira kempf

O prefeito de São Martinho, Jeancarlo Hunhoff, assinou um decreto estabelecendo normas para conter a propagação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus e chikungunya. O município enfrenta um aumento nos números relacionados com a dengue, com 18 notificações, nove casos positivos e sete em investigação, o que motivou a adoção de medidas emergenciais para reduzir a proliferação do mosquito.
Entre as ações, fica suspensa por 60 dias a coleta e armazenamento de água da chuva em cisternas ou reservatórios, uma vez que esses locais podem se tornar criadouros do mosquito. Além disso, as piscinas deverão ser tratadas com cloro, mantendo um nível mínimo de 0,8 ml/L de cloro residual livre, e a filtragem da água deve ocorrer a cada 48 horas.
O decreto também autoriza visitas a imóveis públicos e particulares, especialmente em casos de abandono, negativa de acesso ou ausência de moradores, para que os agentes de saúde possam identificar e eliminar focos do mosquito. Caso necessário, o ingresso forçado nos imóveis poderá ser realizado, com um relatório circunstanciado das medidas adotadas e, se preciso, com apoio da autoridade policial.
As determinações entram em vigor imediatamente e têm duração de 60 dias, podendo ser prorrogadas caso a situação de emergência persista. Medidas administrativas e judiciais poderão ser tomadas para garantir o cumprimento das regras e conter a disseminação da dengue no município.
DICAS IMPORTANTES
Elimine a água parada:
Tampe caixas d’água e tonéis
Mantenha calhas sempre limpas
Descarte pneus velhos corretamente
Evite o acúmulo de água em vasos, garrafas e recipientes
Proteja-se!
Use repelente regularmente, principalmente ao amanhecer e ao entardecer
Fique atento aos sintomas
Febre alta
Dor de cabeça e no corpo
Manchas vermelhas na pele
Se sentir esses sintomas, procure a UBS ou o Hospital!
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.