ENTREVISTA| Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça a importância da informação e empatia
Em Santo Augusto, mães da AME + estiveram na Rádio Querência compartilhando informações sobre o autismo, os desafios enfrentados pelas famílias e os direitos das pessoas autistas. Elas também divulgaram as ações programadas para marcar a data
02/04/2025 08:55 por Maira kempf

Castieli Bonmann, Sabrina Tomelero, Liria Fucilini e Sandra Castagna estiveram nos estúdios da rádio. Foto: Adriano Martins
Nesta quarta-feira (2), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU em 2007 para ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação verbal e não verbal, com sintomas que geralmente surgem nos cinco primeiros anos de vida.
Tema 2025: Informação e empatia
A campanha deste ano destaca o tema "Informação gera empatia, empatia gera respeito", reforçando a importância do conhecimento para combater o preconceito. Uma pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF) revelou que 1 em cada 30 crianças no Brasil possui TEA, tornando o debate ainda mais relevante.
Mobilização em Santo Augusto
Em Santo Augusto, as mães da AME + Castieli Bonmann, Sabrina Tomelero, Liria Fucilini e Sandra Castagna, estiveram na Rádio Querência compartilhando informações sobre o autismo, os desafios enfrentados pelas famílias e os direitos das pessoas autistas. Elas também divulgaram as ações programadas para marcar a data.
15 de abril – Live no Instagram da AME + com a Dra. Daniela Bezerra, especialista em autismo.
16 de abril – Mateada na Praça, organizada pela Secretaria de Saúde.
Durante a entrevista, uma das principais dúvidas dos ouvintes foi sobre o diagnóstico e o grau de autonomia, que variam conforme cada indivíduo, pois o TEA é um espectro, abrangendo diferentes níveis de intensidade dos sintomas.
Ouça a entrevista completa abaixo:
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.