Coordenadoria Regional de Saúde alerta para circulação do sorotipo 3 da dengue em Ijuí
Ijuí encontra-se em alerta de surto, com a identificação da circulação do sorotipo 3 (DENV3) pela primeira vez no município
01/04/2025 08:14 por Maira kempf

Foto: Reprodução
A Coordenadoria Regional de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (31), o Informativo Epidemiológico de Casos de Dengue, com dados atualizados até 29 de março.
O documento traz um alerta devido ao aumento de casos confirmados e suspeitos de dengue nos municípios da região. Em Ijuí, por exemplo, há 113 casos em investigação, com a identificação da circulação do sorotipo 3 (DENV3) pela primeira vez no município. Devido a isso, Ijuí encontra-se em alerta de surto. Esse é um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, com maior potencial de causar formas graves da doença, e a população não possui imunidade para combatê-lo. Segundo o Ministério da Saúde, esse sorotipo não circulava no Brasil desde 2008.
O secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, confirmou a circulação do sorotipo 3 em entrevista à Rádio Progresso nesta segunda-feira (31). Ele ressaltou que os sintomas da dengue causada pelo DENV3 são semelhantes aos dos outros sorotipos, mas destacou a importância da prevenção, já que a população local não tem imunidade contra esse vírus, que é mais agressivo.
Ainda na entrevista, o secretário fez um apelo à população para que elimine possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água parada e mantendo pátios e piscinas sempre limpos. Ele informou que a Secretaria de Saúde já está promovendo ações de combate ao mosquito, incluindo a aplicação de inseticida em diferentes locais de Ijuí.
Casos na região
Em Santo Augusto, há dois casos suspeitos de dengue em investigação. Outros municípios com mais casos em análise são Condor (5), Crissiumal (9), Panambi (22) e Ajuricaba (6).
A preocupação com o mosquito Aedes aegypti deve ser redobrada em toda a região, pois, além da dengue, há casos autóctones de chikungunya confirmados em Carazinho e Salvador das Missões.

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.