Início Notícia Voltar

Concurso procura a maior árvore de erva-mate no Rio Grande do Sul

Medição será feita na circunferência da planta, na altura de 1m30cm do solo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho

20/03/2025 13:52 por redação


CapaNoticia

Árvores podem ser candidatas a fornecer sementes para a produção de mudas de qualidade. Ilvandro Barreto de Melo / Arquivo Pessoal


 

Neste ano, o Concurso das Árvores Gigantes premiará a maior árvore de erva-mate do Rio Grande do Sul. A disputa é coordenada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com apoio da Emater-RS, e foi lançada durante a Expodireto Cotrijal. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

Podem participar qualquer árvore de ilex paraguariensis (nome científico da erva-mate) que estejam dentro do território gaúcho. O critério de seleção do concurso será a circunferência da planta,  medida na altura do peito, a cerca de 1m30cm do solo.

Conforme um dos coordenadores do evento, Jaime Martinez, o objetivo é despertar nos proprietários rurais o interesse pelas espécies e também identificar árvores importantes para a conservação dos ambientes florestais:

— É uma forma de resgatarmos a importância de uma planta natural, nativa do Sul e que tem um potencial fantástico. Através de uma competição fraterna, vamos identificar árvores que conseguiram viver por muito tempo e, por consequência, possuem uma carga genética resistente ao clima, doenças e pragas.

Por estarem adaptadas ao solo, as árvores podem ser candidatas a fornecer sementes para a produção de mudas de qualidade. A possibilidade de coleta das sementes deverá ser estudada com os proprietários. 

Como participar

Para participar é preciso preencher um formulário disponível nos escritórios municipais da Emater pelo Estado. A divulgação do resultado acontecerá no dia 21 de setembro.

A coordenação geral do concurso é de responsabilidade do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVis) da UPF, com apoio operacional da Emater. 

O concurso ainda conta com a participação dos cinco polos ervateiros do Estado, Ibramate, Sindimate, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/Ama, Associações de Produtores de Erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo.

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5