Agroindústrias de Santo Augusto recebem certificado de inclusão no PEAF
O programa oferece benefícios como acesso a linhas de crédito facilitadas, participação em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de apoio técnico da EMATER/RS-ASCAR
13/12/2024 09:48 por Maira kempf
Foto: Prefeitura Santo Augusto
Na tarde da última quinta-feira, 12 de dezembro, nas dependências da Agroidústria Artelac, Linha Bananeira, área rural, duas agroindústrias de Santo Augusto receberam a certificação de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), Artelac e a Embutidos Antonow. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a EMATER/ RS-ASCAR e com o apoio da Prefeitura Municipal, reuniu produtores rurais e familiares, juntamente com o diretor do Departamento de Agroindústria Familia, Flavio Smaniotto, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Norton Baum, o gerente regional da EMATER/RS-ASCAR de ljuí, Fabio Pasqualoto, o assistente técnico regional, Erni Breitenbach, equipe do escritório municipal de Santo Augusto, representantes de casas bancárias e do Executivo, o Vice-prefeito Vanderlei Carpes Martins e o Secretário da SEDECOM, Paulo Tonetto de Moura.
O Programa de Agroindústria Familiar do Estado do Rio Grande do Sul foi criado pelo Decreto Lei nº 49.341 de 5 de julho de 2012 e tem como objetivos gerais a organização dos agricultores familiares e públicos tradicionais; a valorização do trabalho coletivo, a promoção e o fomento; a implantação e a legalização de agroindústrias familiares e agroindústrias familiares de pequeno porte de processamento artesanal, com vista ao desenvolvimento rural sustentável; e a promoção da segurança alimentar e nutricional da população e ao incremento à geração de trabalho e renda. Oferece benefícios como acesso a linhas de crédito facilitadas, participação em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de apoio técnico da EMATER/RS-ASCAR ampliação de agroindústrias para construção, reforma ou familiares.
Em Santo Augusto, já possuem a certificação as Agroindústrias Bolachas da Marli (de Marli Teresinha Tontini). Delícias Camponesas (Neli Maria Otfinovski). Granja Leiteira D'Nena (Marilene Weber Silva), Nossa Casa Panificados Santo Expedito (Teresinha da Silva), Produtos Coloniais Bartsch (Evaldo Bartsch) e Sabor Caseiro (Angela Aline Ilgenfritz da Rosa).
Prefeitura de Santo Augusto
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.