Início Notícia Voltar

Setembro foi o mês mais alarmante em termos de violência doméstica em Santo Augusto, afirma promotora

Projeto "Novos Caminhos" busca combater violência doméstica no Município

11/12/2024 07:06 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Adriano Martins


 

O mês de setembro deste ano foi o mais alarmante em termos de violência doméstica em Santo Augusto, conforme destacou a promotora de Justiça, Lais Saboia, em entrevista à Rádio Querência. A violência doméstica, que afeta diversos segmentos da sociedade, voltou a ser colocada em evidência com o lançamento do projeto Novos Caminhos, realizado no último sábado.

O projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), o Poder Judiciário e o Ministério Público, visa conscientizar e combater a violência doméstica por meio de encontros de grupos reflexivos de gênero.

Durante a entrevista, questionada sobre as atuações da promotoria no contexto da violência doméstica, a promotora citou dois casos recentes que chamaram sua atenção: o de uma menor inserida em um contexto de violência doméstica e o de uma senhora que viveu mais de 30 anos sob abuso. Esses casos demonstram que a violência não escolhe idade nem classe social, afetando toda a sociedade.

Lais destacou a importância de as vítimas buscarem ajuda e da necessidade de os agressores receberem suporte para mudar seus comportamentos. A promotora também mencionou a Igreja como uma alternativa para alguns agressores, oferecendo apoio espiritual para interromper o ciclo de violência. A dependência financeira e emocional, frequentemente decorrente de relações longas, são algumas das razões pelas quais as vítimas acolhem os agressores, afirmou.

Para quebrar esse ciclo, a promotora enfatizou a importância de romper com a repetição dessas situações, visando promover mudanças tanto no perfil da vítima quanto do agressor. Nesse sentido, destaca-se o projeto Novos Caminhos. O primeiro encontro ocorrerá no dia 21 de dezembro, no Centro de Inovação do município, e será um passo fundamental no combate à violência doméstica em Santo Augusto.

Sobre o Projeto Novos Caminhos

O Projeto Novos Caminhos tem como objetivo formar um grupo reflexivo, composto por no máximo 15 participantes, que se reunirão quinzenalmente como uma alternativa de pena nas sentenças condenatórias. Os agressores serão intimados pela Justiça a comparecerem nos encontros.  O trabalho será conduzido por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), formada pela assistente social Elenice Allebrandt, a assistente social Aline Eloisa Scheurmann e a psicóloga Carolina Meggiolaro Siqueira Vargas.

Projeto piloto lançado no sábado 

A apresentação do projeto ocorreu na manhã de sábado, 07 de dezembro de 2024, nas dependências do Centro de Inovação, com a presença de diversas autoridades, incluindo a Prefeita Municipal Lilian Fontura Depiere, o Vice-Prefeito Vanderlei Carpes Martins, o Juiz de Direito da Comarca de Santo Augusto, Dr. Cristino Alberto de Campos Maciel, os Promotores de Justiça Laís Saboia Souto e Danilo Oliveira Carilli, a Secretária da Assistência Social Márcia Terezinha Fucilini, a Secretária de Saúde Maristela Andrighetto Callai, as coordenadoras do CRAS Sul Elisiane da Cruz Martins e do CREAS Gilvana Nery Melo, além da Presidente do CMAS Jussara Santos Nunes.
Na ocasião, a Secretária da SEHAS, Márcia Fucilini, destacou que este trabalho visa complementar os serviços públicos já oferecidos no município, reforçando as conexões com a Secretaria Municipal de Saúde, o Poder Judiciário e o Ministério Público. 

Acompanhe a entrevista abaixo:



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5