Chuva e tempo instável atingem todo o RS nesta sexta-feira
Maiores volumes estão previstos para a Fronteira Oeste e Sul. Dois alertas laranjas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estarão em vigor
06/12/2024 07:21 por redação
O Rio Grande do Sul deve enfrentar tempestades entre sexta-feira (6) e sábado (7). De acordo com a Climatempo, pode chover a qualquer hora do dia em todas as regiões do estado, com até forte intensidade.
Uma baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao oceano deve se intensificar, formando um ciclone extratropical e dando origem a uma frente fria, indicam modelos meteorológicos. Esse sistema traz chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.
Segundo a Climatempo, a combinação da formação do ciclone com a canalização de umidade vinda da faixa norte do Brasil está por trás da intensificação das chuvas. Rajadas de vento variando entre 51 e 70 km/h estão previstas ao longo do dia.
Algumas cidades devem registrar os maiores acumulados nesta sexta-feira:
- Candiota: mais de 60 mm;
- Santa Rosa, Cruz Alta e Porto Alegre: entre 30 e 40 mm.
Na região próxima à divisa com Santa Catarina, o acumulado de chuva em cidades como Frederico Westphalen pode superar a média do mês inteiro entre sábado e domingo (8).
Alerta para chuva e risco de tempestades nesta sexta-feira no RS
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) classificou como risco moderado para alagamentos as regiões Centro, Sudoeste e Sudeste do estado. O destaque fica para a bacia do rio Quaraí e a Região Metropolitana de Santa Maria.
A Climatempo alerta para acumulados expressivos em diferentes regiões até a próxima terça-feira:
- Faixa norte do estado: volumes podem ultrapassar os 100 mm;
- Missões, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre: até 80 mm, com possíveis volumes maiores em pontos mais isolados;
- Regiões Central, Campanha, Vales e Sul: acumulados na faixa de 40 mm;
- Outras regiões: até 20 mm.
Orientações
Moradores do estado devem ficar atentos aos alertas meteorológicos e seguir as orientações das autoridades. O risco de alagamentos, ventos fortes e queda de granizo reforça a necessidade de cuidados, especialmente nas áreas com maiores acumulados de chuva.
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas. Confira abaixo.
- Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
- Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de caírem;
- Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
- Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
G1/RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.