Início Notícia Voltar

Iniciativas que Inspiram: Projetos de Leitura e Jornal Escolar transformam a educação na Escola Antônio Liberato

Em entrevista à Rádio Querência, alunos compartilharam suas experiências sobre as obras literárias que leram ao longo do ano, no âmbito do Minha Escola Lê, e comentaram o impacto das atividades na sua formação pessoal.

04/12/2024 14:10 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Adriano Martins


 

 

Cada vez mais, as escolas precisam criar ambientes que inspirem o conhecimento, gerando conexão e curiosidade. E é exatamente isso o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberato tem feito ao longo deste ano. Em entrevista à Rádio Querência, o professor João Paulo Massotti e a secretária de Educação, Eliane Paier, acompanhados de alunos, apresentaram à comunidade os projetos Minha Escola Lê e o Jornal Escolar O Liberato.

No projeto Minha Escola Lê (Assista ao vídeo aqui), os alunos recebem livros, incluindo alguns de leitura obrigatória, e têm a oportunidade de escolher títulos livres. A partir dessas leituras, eles desenvolvem atividades que inspiram seus colegas a adotar o hábito da leitura. A escola dedica diariamente 15 minutos para esse momento de leitura, além de manter o Mural do Perfil do Leitor, onde estão expostas fotos dos alunos, as obras que estão lendo e suas recomendações aos colegas.

Já o Projeto O Liberato foi desenvolvido de forma interdisciplinar, com a participação das turmas 81 e 91, com o objetivo de fomentar a leitura, a escrita e o pensamento crítico. O projeto vai além da tradicional prática de redação, incentivando os alunos a explorarem diferentes gêneros jornalísticos e a refletirem sobre o contexto social e histórico em que vivem. Por meio da integração de disciplinas como Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua Inglesa, o O Liberato proporciona um aprendizado abrangente, que se conecta diretamente à realidade dos estudantes.

Os alunos Patrício Gabriel de Andrade da Silva, Francine Tonel e Nikolas Gonzatto Souza compartilharam suas experiências sobre as obras literárias que leram ao longo do ano, no âmbito do Minha Escola Lê, e comentaram o impacto das atividades na sua formação pessoal.

O professor João Paulo Massotti explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de dar visibilidade aos trabalhos dos alunos, demonstrando que eles são plenamente capazes de produzir e compartilhar conhecimento com a comunidade. A secretária Eliane Paier parabenizou a equipe da maior escola municipal de Santo Augusto, destacando sua contribuição significativa para o bom desempenho educacional do município, refletido em índices governamentais. Ela também ressaltou a leitura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de diversas habilidades, ampliando o conhecimento dos alunos sobre várias áreas e fortalecendo sua comunicação e expressão oral.

Confira o jornal O Liberato no link a seguir.

https://drive.google.com/.../1zeKIww7bGDqfg3yEoyG.../view...

Abaixo, a entrevista realizada na manhã desta quarta-feira, 04:



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5