Praça dos Três Poderes, em Brasília, é evacuada após explosões; corpo foi encontrado
Além de visitar o Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Wanderley Luiz, que foi encontrado morto após explosão na Praça dos Três Poderes, também esteve na Câmara dos Deputados.
14/11/2024 07:45 por redação
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
A Praça dos Três poderes, em Brasília, foi interditada depois de explosões nesta quarta-feira (13). As explosões ocorreram por volta das 19h30.
Houve duas explosões: uma na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF – Supremo Tribunal Federal, na estátua da Justiça; e a outra no estacionamento da Câmara dos Deputados.
Segundo testemunhas e agentes de segurança, um homem que estava na Praça dos Três Poderes arremessou um explosivo na estátua da Justiça e, logo em seguida, houve uma segunda explosão e ele caiu no chão morto. A vítima seria o próprio responsável pela explosão, de acordo com as autoridades. O boletim de ocorrência da Polícia Civil afirma que se trata de Francisco Wanderley Luiz, de Santa Catarina. Ele foi candidato a vereador pelo PL no município de Rio do Sul, em 2020, mas não se elegeu.
A Praça dos Três Poderes foi isolada na noite desta quarta-feira (13). A Explanada dos Ministérios também foi interditada.
O Palácio do Planalto também foi interditado na noite desta quarta-feira (13). O Gabinete de Segurança Institucional vai reforçar a segurança no Palácio do Planalto com integrantes do próprio GSI e do Exército.
O STF – Supremo Tribunal Federal informou que os ministros e os servidores tiveram que ser retirados do prédio logo depois da explosão e que todos saíram em segurança. A Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar o ataque.
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avellar, confirmou que uma pessoa morreu usando artefatos explosivos, e um carro foi incendiado com fogos de artifício no estacionamento do anexo 4 da Câmara dos Deputados, que fica perto da Praça dos Três Poderes.
O Batalhão de Operações Especiais informou que vai fazer uma varredura na área para saber se tem mais explosivos.
A segurança foi reforçada em toda a Praça dos Três Poderes e em toda a Explanada, desde a Catedral de Brasília. O Palácio da Alvorada também está interditado. Os funcionários do governo retiraram os carros do estacionamento próximo ao Palácio.
A sessão do Congresso Nacional foi suspensa. Houve a determinação do esvaziamento dos prédios do Congresso Nacional, e a polícia vai fazer uma varredura para verificar se não há explosivos lá.
Fonte: G1
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.