Crissiumal, São Martinho e Jóia vão contar com ambulâncias do SAMU
17ª Coordenadoria Regional de Saúde trabalha para implantar SAMU também em Ajuricaba e Santo Augusto
05/11/2024 16:23 por redação
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Novos municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, vão contar com ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O responsável pela Coordenadoria, Marco Atkinson, disse que já foi publicada portaria do Estado para implantar ambulâncias básicas do SAMU em Crissiumal, São Martinho e Jóia. Além disso, no momento acontece encaminhamento de documentação para que Ajuricaba também receba uma ambulância. A coordenadoria de Saúde, da mesma forma, quer implantar um veículo em Santo Augusto.
Marco Atkinson explica que o objetivo é que cada ambulância atenda, também, municípios vizinhos. Por exemplo, a ambulância do SAMU de Crissiumal também deverá abranger os municípios de Humaitá e Campo Novo.
Com serviços do SAMU, o objetivo é que cada vez menos ambulâncias de secretarias municipais de Saúde precisem atender pessoas em casos de urgência e, dessa forma, fiquem disponíveis para outras demandas. O coordenador de Saúde de Ijuí ainda frisa que outra finalidade é evitar a super lotação no Hospital de Clínicas de Ijuí, pois o HCI é referência para toda região.
Diante disso, o foco é para que, se possível, os pacientes socorridos pelo SAMU sejam atendidos nos hospitais locais ou das proximidades, até para evitar grandes deslocamentos a Ijuí e fazer com que essas instituições de saúde se estruturem melhor, além de serem mais resolutivas.
Em Crissiumal e São Martinho as ambulâncias do SAMU vão ficar sediadas nos hospitais dos dois municípios. No município de Jóia, a base será no Pronto Atendimento. Ajuricaba e Santo Augusto, se tiverem veículos do SAMU, também vão ser estabelecidos nos respectivos hospitais. No momento, na Coordenadoria de Saúde ijuiense, existem ambulâncias do SAMU em Ijuí e Panambi.
Fonte: Rádio Progresso
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.