Início Notícia Voltar

FOTOS| Possível microexplosão causa destruição em Camaquã

Cidade sofreu com forte temporal 

25/09/2024 09:19 por redação


CapaNoticia

Fotos: Rádio Acústica


 

 

Um forte temporal atingiu a cidade de Camaquã na manhã desta quarta-feira (25), causando danos em diversas residências e deixando famílias desalojadas. Ventos fortes e intensas chuvas arrancaram árvores, destelharam casas, danificaram fachadas e provocaram alagamentos em diversas áreas do município.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e trabalham desde as primeiras horas da manhã para atender as famílias afetadas e avaliar os danos causados pela tempestade. O Hospital Nossa Senhora Aparecida também foi atingido pelas fortes chuvas, necessitando utilizar geradores de energia para manter seus serviços. A instituição avalia a possibilidade de remover alguns pacientes devido aos alagamentos em algumas alas.

Ministro promete auxílio para o município de Camaquã

Em entrevista à Rádio Acústica FM, o Ministro de Comunicação Paulo Pimenta informou que se reunirá com a Defesa Civil para discutir medidas de apoio ao município de Camaquã. A prefeitura local avalia a possibilidade de decretar situação de emergência devido à magnitude dos estragos causados pelo temporal.

Microexplosão é a provável causa dos danos em Camaquã

Uma microexplosão, uma corrente de vento descendente violenta que se espalha de forma radial ao atingir a superfície, é a provável causa dos estragos no município de Camaquã no final da madrugada, de acordo com a avaliação da MetSul Meteorologia.

Uma frente semi-estacionária se convertendo em frente fria com deslocamento pela Metade Sul do Rio Grande do Sul formou nuvens carregadas durante a madrugada e a imagem de satélite do momento do temporal em Camaquã mostrava nuvens enormes com topos de até -70ºC sobre a cidade.

Estações meteorológicas tanto do Instituto Nacional de Meteorologia como mantidas por empresas e produtores rurais não acusaram vento muito intenso em Camaquã, ou seja, foi um evento localizado na cidade, como são as microexplosões, fenômeno também conhecido como downburst.

Fonte: Rádio Acústica/ MetSul



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5