Jovens do RS que completam 18 anos em 2024 têm até 31 de agosto para realizar o alistamento militar
Serviço é obrigatório em todo o Brasil e teve prazo prorrogado exclusivamente no Estado devido à enchente
26/08/2024 07:47 por redação
Jovens que residem no Rio Grande do Sul e completam 18 anos em 2024 têm até o dia 31 de agosto para alistar-se no Exército Brasileiro. Em medida exclusiva para o RS, devido à enchente, o governo federal prorrogou o prazo para os gaúchos efetuarem o alistamento, que é obrigatório em todo o Brasil e terminou no dia 30 de junho nos demais estados.
O alistamento militar é um procedimento obrigatório em todo o Brasil. No ano em que completam 18 anos, os jovens brasileiros – inclusive que moram no Exterior – devem alistar-se na Junta Militar do seu município natal. Em caso de não alistamento, o jovem fica impossibilitado de matricular-se em universidades, tirar passaporte e não pode prestar concursos públicos e registrar diploma de profissões liberais.
Há duas formas de realizar o alistamento militar: online, através do site oficial da Diretoria de Serviço Militar, com necessidade de cadastro prévio no gov.br e pagamento de uma taxa no valor de R$ 5,81; ou presencialmente, de maneira gratuita, na Junta Militar do seu município.
Para se alistar é necessário apresentar a carteira de identidade com CPF ou certidão de nascimento, acompanhados do comprovante de endereço e de um endereço de e-mail válido. Após o cadastro, o jovem deve responder a questionário médico e imprimir seu Certificado de Alistamento. Ele também receberá um número de Registro de Alistamento e poderá verificar a data da sua apresentação na aba “Serviços”.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.