Início Notícia Voltar

Governo edita MP e libera R$ 1,97 bilhão para abater dívidas rurais de produtores do Rio Grande do Sul

MP anterior já tinha autorizado instituições financeiras a renegociar dívidas anteriores às chuvas históricas de abril e maio, com desconto. Dinheiro vai 'cobrir' essa renegociação.

22/08/2024 13:58 por redação


CapaNoticia

Foto: Myke Sena/DPU


 

O governo federal publicou nesta quinta-feira (22) uma medida provisória que libera R$ 1,97 bilhão para abater dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul.

A medida ainda faz parte do pacote de ajuda federal após as chuvas mais fortes da história do estado, entre abril e maio. O valor será usado, segundo o governo, para cobrir o desconto dado pelos bancos em empréstimos tomados antes da tragédia.

No fim de julho, em outra MP, o governo federal autorizou bancos, cooperativas e outras instituições a concederem descontos, nas parcelas de 2024, nas parcelas dos empréstimos contratados por esses produtores – desde que os contratos fossem anteriores à chuva.

Agora, o crédito extraordinário aberto pela MP vai cobrir esses descontos, complementando o valor pago pelos produtores aos credores desses empréstimos.

O desconto vale apenas para produtores que tiveram perdido ao menos 30% de suas safras em razão das chuvas.

Os produtores rurais gaúchos têm até o dia 10 de setembro para solicitar os descontos e renegociações nas instituições financeiras – o prazo consta em um decreto do Ministério da Agricultura, publicado já neste mês.

 

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5