Início Notícia Voltar

Golpista invade redes sociais de humaitense e tenta aplicar golpes

Contas nos aplicativos Facebook e Instagram de mulher foram hackeadas na noite do último sábado (17)

19/08/2024 14:22 por redação


CapaNoticia

Delegacia de Humaitá. (Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai)


 

Uma moradora de Humaitá registrou na Delegacia de Polícia ter tido as contas nas redes sociais hackeadas. A partir da invasão de seus perfis no Facebook e Instagram, um golpista se passando pela mulher passou a tentar aplicar golpes envolvendo seus contatos nas redes sociais. O fato ocorreu na noite do último sábado (17).

O golpista anunciou a venda de móveis e pediu dinheiro em nome da vítima. Até o momento a mulher, de 37 anos, não tem conhecimento de alguém que tenha caído nos golpes. Ela também perdeu o acesso aos seus perfis que foram bloqueados.

Conforme o boletim de ocorrência, a mulher caiu no golpe após abrir mensagem enviada por uma amiga. O golpista, se passando pela amiga, anunciava a doação de móveis. A mulher escreveu pedindo mais detalhes, recebeu um código que, ao clicar, resultou no hackeamento também da sua conta, assim como ocorreu com a amiga anteriormente.

A Delegacia de Polícia orientou a vítima a denunciar o ocorrido junto aos administradores dos aplicativos.

Alguns tipos de crimes nas redes sociais:

Phishing

Os golpes de phishing funcionam como uma “pescaria”. Os criminosos jogam iscas na internet, inclusive nas redes sociais, e aguardam até que alguém clique. Por isso, é tão importante não clicar em nada e, muito menos, fornecer informações pessoais para desconhecidos. Essas ações podem prejudicar sua segurança nas redes sociais.

Cyberbullying ou Cyberstalking

Os nomes podem até parecer estranhos, mas você já deve ter ouvido falar neste tipo de golpe. Eles se baseiam na coleta de informações pessoais das vítimas para atacar, chantagear ou enganar.

Grooming

Esse risco está relacionado diretamente às crianças. O grooming é quando um adulto usa um perfil falso para se aproximar dos jovens. Se você tem filhos, fique atento à idade mínima para usar as redes sociais e, caso eles usem, procure saber com quem estão falando.

Fake news

Muito falada ultimamente, a disseminação de notícias falsas pode causar grandes consequências. Antes de compartilhar notícias, verifique a autenticidade da informação e se as fontes são confiáveis.

Roubo de identidade

Os crimes de roubo de identidade são aqueles em quem os criminosos usam suas informações pessoais, como dados do cartão, nome de usuário e senhas para obterem vantagens ou realizarem novos crimes, assim como vender produtos que não existem em nome do usuário hackeado.

Algumas dicas de segurança:

– Seja seletivo ao aceitar seguidores: Quanto maior sua rede, maior a exposição de seus dados, postagens e lista de contatos. Isso aumenta o risco de abuso dessas informações. Configure sua conta como privada, quando possível, e verifique a identidade da pessoa antes de aceitá-la em sua rede;

– Proteja o acesso à sua conta: Crie senhas fortes e ative a verificação em duas etapas; ative alertas e notificações de tentativas de acesso em suas contas, redobrando a atenção com contas que dão acesso a outras; se alguma conta sua foi invadida: troque a senha e siga os procedimentos para recuperação do acesso, se necessário;

– Cuidado com aplicativos de terceiros: Apps de jogos, testes de personalidade e edição de imagens podem capturar suas informações pessoais, fotos, histórico de navegação e lista de contatos para usos diversos e abusivos. Pense bem antes de dar acessos e leia os termos de uso e privacidade;

– Ajuste as configurações de segurança e privacidade das plataformas: Elas ajudam a definir quais informações são compartilhadas sobre você e como seus dados são tratados. Configure suas redes sociais de forma que se sinta confortável, procurando o equilíbrio entre exposição, segurança e privacidade;

– Cuidado com o que curte ou compartilha: Suas interações sociais, como curtidas e compartilhamentos, dizem muito sobre você, pois demonstram seu apoio àquele conteúdo. Se o conteúdo for indevido, isso pode gerar consequências, inclusive judiciais;

Me tornei vítima de um golpe nas redes sociais: o que fazer?

– Documente tudo que acontecer com capturas de tela, fotos e e-mails;

– Bloqueie o perfil que está enviando mensagem ou te ameaçando;

– Denuncie o perfil que está sendo usado de forma criminosa, mesmo que seja de alguém conhecido, ele pode ter sido hackeado;

– Procure um advogado ou delegacia especializada. A legislação brasileira já prevê crimes cibernéticos.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5