Início Notícia Voltar

Primeiro santo millennial: papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis

Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Ele foi beatificado pelo Vaticano em 2020 depois de reconhecer dois milagres póstumos. Um dos atos seria a cura de uma criança no Mato Grosso do Sul em 2010

02/07/2024 08:09 por redação


CapaNoticia

A cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025. Associação Carlos Acutis / Divulgação


 

Popularmente conhecido como padroeiro da internet, Carlo Acutis será canonizado pela igreja Católica e se tornará o primeiro santo millennial – geração nascida entre 1980 e 1995. Durante o Consistório Público Ordinário realizado nesta segunda-feira (1º), no Vaticano, o Papa Francisco e outros cardeais aprovaram a canonização de 15 beatos, entre eles Acutis.

O Vaticano beatificou Acutis em 2020, após reconhecer dois milagres póstumos do italiano. Um dos feitos atribuídos ao beato é a cura de uma criança de Mato Grosso do Sul, em 2010, que sofria com problemas no pâncreas e melhorou após tocar em uma peça de roupa que pertencia a Acutis e continha seu sangue.

Ainda sem data definida, a cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025 – evento que reúne fiéis na Praça São Pedro, em frente ao Vaticano, a cada 25 anos. Conforme informações do jornal O Globo, o pontífice argentino autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.

— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse Antonia Salzano, mãe de Acutis, à Rádio Vaticano nesta segunda-feira.

Outro milagre atribuído a Acutis aponta que Valéria, uma jovem costa-riquenha curou-se de um grave acidente de bicicleta após sua mãe viajar até a Itália e rezar em frente ao túmulo do beato. 

A igreja católica atribui o título de beato – processo de beatificação, o qual Acutis passou em 2020 – a pessoas cujo há evidências que comprovem a realização de um milagre. Quando mais de um ato divino é atribuído a mesma pessoa e reconhecido pelo Vaticano, acontece a canonização, ação que torna a pessoa Santa.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis morreu precocemente em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Devoto de Virgem Maria, o jovem nascido na Inglaterra e criado na Itália, era apaixonado por computação e desenvolveu sites católicos para catalogar milagres reconhecidos pelo Vaticano.

— Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística — declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.

A plataforma online também servia como forma de evangelizar fiéis e rendeu a Acutis o apelido de Padroeiro da Internet. Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. É possível visitar o corpo do jovem, exposto no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália. Conforme o Vaticano, os restos mortais do jovem estão em bom estado de conservação e foram recompostos.

— Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo — disse ao site de notícias do Vaticino o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.

 

Fonte; GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5