Início Notícia Voltar

Sobe o número de mortes por leptospirose no RS

Nesta quarta-feira, foi contabilizada a morte de um homem de 67 anos, residente em Porto Alegre

20/06/2024 08:36 por redação


CapaNoticia

 

Já são 21 mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. Ainda segundo o informe epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, seis estão em investigação e oito mortes foram descartadas após exames. O total de casos notificados no RS é de 5501.

Nesta quarta-feira, foi contabilizada a morte de um paciente masculino de 67 anos, residente em Porto Alegre, que foi a óbito no último dia 16. Segundo as informações, o homem tem história de exposição às águas de inundação e teve sintomas iniciados no dia 3 de junho, com mialgia, dor na panturrilha, vômito e diarreia.

Cuidados

A doença pode levar até 30 dias para se desenvolver, mas, geralmente, os sintomas começam entre o sétimo e o décimo quarto dia após a exposição. Quem teve contato com água potencialmente contaminada e apresentar febre, dor de cabeça, dor no corpo (principalmente nas panturrilhas), vômitos, pele amarelada (em casos mais graves), deve procurar um serviço de saúde.

O tratamento pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde dos municípios e deve ser iniciado, preferencialmente, até o quinto dia após a apresentação dos primeiros sintomas.

É importante relatar ao médico se entrou em contato com roedores, água e lama de inundações. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar a doença.

Correio do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação Diversa

Ouça aqui

91.5 FM

Programação Diversa
89.7
91.5