RS tem quatro universidades entre as melhores do mundo em ranking internacional
Lista com 1,5 mil instituições classificadas foi elaborada pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior; UFRGS, PUCRS, UFPel e UFSM estão na relação divulgada nesta semana
05/06/2024 13:22 por redação
Foto: Cadinho Andrade
O Rio Grande do Sul tem quatro instituições entre as melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking 2025. A lista com 1,5 mil universidades foi divulgada nesta terça-feira (4) pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior.
Figuram entre as instituições a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As quatro já haviam sido classificadas nos rankings internacionais de 2024, 2023 e 2022. Veja o material completo.
Neste ano, novamente, entre as gaúchas, a melhor colocada é a UFRGS, que aparece na faixa da posição 691-700. Isso corresponde à 32ª colocação na América Latina e à oitava no Brasil. No total, são 35 brasileiras classificadas no ranking. No ano passado, a instituição gaúcha também havia ficado no grupo das posições 691-700 no recorte mundial, mas ocupava o 36º lugar na América Latina e o sétimo no Brasil.
Quanto às demais universidades gaúchas classificadas, a PUCRS, a UFPel e a UFSM figuram no grupo das posições 1.201-1.400. A QS divulga rankings que avaliam universidades segundo diferentes indicadores. O ano do ranking é relativo a 2025 porque o objetivo é servir como um guia para alunos escolherem onde estudar no ano seguinte.
Essa é a quarta edição do levantamento da empresa britânica. A primeira posição entre as 35 brasileiras ficou mais uma vez com a Universidade de São Paulo (USP). A instituição paulista alcançou também o segundo lugar entre as 194 universidades latino-americanas ranqueadas. No ranking geral, a USP ficou com a 92ª colocação.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.