São Luiz é homenageado na AL-RS
Gerson Burmann presta homenagem ao Esporte Clube São Luiz
25/04/2024 06:36 por redação
Foto: Raul Pereira / ALRS
No período do Grande Expediente da sessão plenária de terça-feira (23), Gerson Burmann (PDT) prestou homenagem ao Esporte Clube São Luiz, de Ijuí, em virtude da conquista da Recopa Gaúcha.
O clube tem 86 anos e foi fundado em 20 de fevereiro de 1938, sendo um ícone do município. O parlamentar lembrou da história do clube e do empenho da comunidade para promover o futebol no interior, com suas dificuldades. “Um clube de todos, construído e levado adiante pelos membros da comunidade, abnegados, que são apaixonados pelo São Luiz e por futebol, que não medem esforços para buscar conquistas e manter viva a chama do esporte no interior do estado. Rubro: nosso clube, nossa paixão”, declarou, elogiando a torcida Fanáticos da Geral, dirigentes e ijuienses.
O deputado citou diretores e jogadores, bem como os títulos conquistados e disputadas que levaram também o nome do time ao cenário nacional.
Ele recordou o início do clube, nas dependências do antigo Salão São Luiz, que pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Natividade e se localizava ao lado da Igreja Matriz. “Essas dependências eram cedidas ao professor Angelino Alves dos Santos pelo então vigário, padre Pio José Busanello.
Por sugestão deste, o time recebeu a denominação de São Luiz, santo que é considerado pela Igreja Católica como protetor da mocidade”, mencionou Burmann.
Conforme destacou o parlamentar, aliando a prática esportiva com os estudos, o professor Angelino começou a atrair a atenção dos jovens da cidade. Assim, prosseguiu, “ele conseguia garantir frequência dos alunos às aulas, oferecendo também a oportunidade destes rapazes jogarem futebol. Trilhando este caminho é que o Rubro foi se transformando em um clube de futebol”.
Primeiro jogo
Burmann mencionou o primeiro jogo do time de que se tem registro, que aconteceu em 10 de agosto do mesmo ano de fundação. Foi disputado contra o Esporte Clube Gaúcho, da Linha 8 Leste, no campo do Dezenove de Outubro, e foi vencido pelo São Luiz por 3 a 1. A equipe desde sempre entrou em campo vestindo vermelho e branco. “Há mais de 80 anos o São Luiz vem trazendo alegria aos torcedores e engrandecendo o futebol gaúcho, tendo conquistado muitos títulos locais, regionais e estaduais, também disputando campeonatos nacionais ao longo da sua história”, rememorou na tribuna.
O Clube também tem no currículo jogos amistosos com a Seleção Brasileira e o Penharol, do Uruguai, sendo o vencedor. Além disso, projetou grandes jogadores para o futebol brasileiro e figura na elite do futebol do Rio Grande do Sul há anos, protagonista de algumas lindas campanhas de acesso.
Recopa
Em 2024 o São Luiz registrou mais um feito histórico, ocorrido em 28 de fevereiro, quando o Esporte Clube São Luiz de Ijuí recebeu o Grêmio Futebol Porto-Alegrense para a final da taça Recopa Gaúcha. “Foi uma noite memorável, com o glorioso estádio Dezenove de Outubro lotado, a torcida alvirrubra chegou ao seu grau máximo de vibração, ao testemunhar a conquista da 11ª edição da Recopa Gaúcha, pela primeira vez na sua história, sendo esse o terceiro título do Rubro em um período de pouco mais de dois anos”, comemorou Burmann.
O parlamentar lembrou de momentos emocionantes da partida de futebol e enalteceu os seus protagonistas. Ainda lembrou de grandes jogadores que foram projetados a partir do Clube. “De maneira fundamental, o nome da cidade de Ijuí tem se destacado no cenário estadual e nacional, que é motivo de grande orgulho para todos nós ijuienses”.
Colmeia de talentos
Burmann ainda falou do projeto Colmeia de Talentos, que é sinônimo de acompanhamento aos atletas desde o primeiro dia em que chegam ao Clube, tanto na formação esportiva como acadêmica e pessoal. “Eles são treinados para a vida, onde adquirem habilidades emocionais que serão de grande ajuda em todas as áreas de suas carreiras. Uma vez que são atletas consolidados, eles são treinados para entender o que significa ser profissional no mundo do esporte. Eles aprendem como é e como tirar o máximo proveito dela, para si próprios e para o Clube. Eles precisam aprender sobre todos os aspectos do esporte profissional: o clube, relações com a imprensa, finanças, redes sociais, nutrição, marketing e muito mais”. Conforme o parlamentar ressaltou, o clube oportuniza aos jovens, bem como à atletas de outros estados, espaço para obterem um futuro profissional com novas perspectivas de futuro.
Presenças e apartes
Participaram o presidente do Esporte Clube São Luiz de Ijuí, Vilson Hepp; o secretário adjunto de Estado de Esporte, Dimas Costa, integrantes da diretoria do Clube homenageado e associados.
Em aparte falaram Delegada Nadine (PSDB), Eduardo Loureiro (PDT), Sofia Cavedon (PT), Aloísio Classmann (União), Carlos Búrigo (MDB), Gustavo Victorino (Republicanos) e Joel Wilhelm (PP).
Ouça a íntegra do discurso do deputado Gerson Burmann no Grande Expediente desta terça-feira.
- Foto:Raul Pereira
Claudia Paulitsch/ Agência de Notícias
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.