Início Notícia Voltar

Corsan vai instalar equipamentos para detectar alterações nas redes de água em Santo Augusto 

Ao todo, 19 municípios da região vão receber aparelhos que irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição

15/04/2024 14:07 por redação


CapaNoticia

Foto: Corsan


 

A Corsan iniciou a instalação de equipamentos de medição da pressão nas redes de água em 19 municípios da região. Os aparelhos irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falha em dispositivos redutores de pressão. Assim, é possível acionar as equipes operacionais mesmo antes do usuário perceber ou comunicar o problema. Em Santo Augusto, serão instaladas 3 unidades.

Os loggers são pequenos dispositivos eletrônicos instalados diretamente no quadro de medição em locais estratégicos da cidade. Esses aparelhos detectam a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitem os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria. 

Esse histórico nos dados de pressão também poderá auxiliar nos estudos de modelagem hidráulica e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. A instalação dos equipamentos está sendo executada pela empresa Galax.ia, que além dos loggers de pressão, também está instalando as antenas para recepção dos sinais de telemetria e retransmissão para a central.

O investimento total é de cerca de R$ 200 mil. A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio. Além de Santo Augusto, estão sendo instalados também em Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Tapera, Tenente Portela, Três Passos e Três de Maio.

Fonte: Corsan



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5