BM apura conduta de policiais que agrediram homem durante abordagem em Cruz Alta
Batalhão diz que mecânico fugiu de barreira e desobedeceu a ordem de parada, "colocando em risco a integridade física" dos brigadianos envolvidos na ocorrência
10/04/2024 07:27 por redação
Foto: Reprodução/ Câmeras de Monitoramento
A Brigada Militar apura a conduta de um grupo de policiais durante abordagem a um motorista após uma barreira de trânsito, na manhã desta terça-feira (9), em Cruz Alta. Imagens de câmeras de segurança mostram o homem, de 58 anos, sendo agredido pelos PMs.
Itamar Machado Portela é mecânico de máquinas e implementos agrícolas. Ele afirma que havia saído em busca de uma peça, para finalizar o conserto de uma colheitadeira, quando no percurso foi abordado por policiais militares, na Avenida Saturnino de Brito.
— Pegaram os documentos e a carteira de motorista, e quando puxaram pela placa aparecia uma multa. Então o pessoal liberou para eu pagar aquela multa. Eu liguei para meu despachante fazer o pagamento, quando ele me mandou o comprovante e mostrei, eles (PMs) falaram que não adiantava mais, que iriam guinchar a caminhonete. Eu disse que não ia, entrei na caminhonete e saí — relata Portela.
O mecânico conta que saiu em direção à oficina, que fica distante três quadras do ponto da barreira. Nas imagens das câmeras do estabelecimento, é possível ver os PMs entrando no local e retirando o homem de lá.
— Quando entrei na oficina eles entraram atrás. Eu saí da caminhonete com as mãos para cima, e eles chegaram já me enforcando e me batendo. Me derrubaram no chão e me bateram. Me enforcaram, cheguei a ficar sem ar — diz Portela, que afirma que as agressões continuaram:
— Eles me colocaram dentro da viatura algemado, e chegou outro policial e continuou me enforcando.
O mecânico foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde os policiais registraram um boletim de ocorrência. Posteriormente, ele foi conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), para atendimento, onde permanece em observação. A família de Portela também registrou boletim de ocorrência contra os policiais pela forma de abordagem.
Em nota, o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Cruz Alta, afirma que o veículo de Portela estava com o licenciamento vencido e que ele teria fugido da barreira policial. Além disso, informa que um boletim de ocorrência militar foi feito para esclarecer os fatos e a conduta dos policiais na abordagem.
Confira a íntegra da nota da BM:
"Referente a uma ocorrência atendida pela Brigada Militar na tarde desta terça-feira, 09 de abril de 2024, em Cruz Alta. A ocorrência teve inicio durante barreira de trânsito, na qual foi abordado um veículo automotor, sendo constatado junto ao sistema informatizado a irregularidade do veículo – licenciamento vencido. Foi informado ao condutor da possibilidade de quitar os débitos, para que seu veiculo fosse liberado, do contrário seria recolhido ao depósito autorizado do Detran.
O condutor do veículo adentrou no seu veículo e fugiu da barreira, não acatando a ordem de parada dos policiais militares e colocando em risco a integridade física dos policiais militares. Em ato continuo as viaturas iniciaram o acompanhamento do veículo por diversas ruas da cidade, sendo obtido sucesso na abordagem veicular no interior de uma oficina de manutenção.
A Brigada Militar, através do 16º Batalhão de Polícia Militar, vem adotando todas as medidas para efetivar a devida apuração dos fatos, já tendo instaurado o Boletim de Ocorrência Militar, a fim de esclarecer os fatos pertinentes a atuação da Brigada Militar durante a abordagem policial".
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.