Programa do SEBRAE impulsiona economia e simplifica burocracia em Santo Augusto
Outros municípios da região também foram beneficiados. Dispensa de alvarás para diversas atividades econômicas promove crescimento e inovação nos municípios
09/04/2024 13:46 por redação
Foto: Gilmar de Oliveira Machado
No começo deste ano, uma análise feita pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte revelou um avanço considerável em cinco municípios da região Noroeste, sob a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS) por eliminar um número expressivo de atividades econômicas que necessitavam de licenças, como parte de uma iniciativa promovida pelo programa Cidade Empreendedora. Carazinho, com 746 atividades dispensadas, Ijuí com 665, Santo Augusto com 629, Palmeira das Missões com 593 e Panambi com 560, foram reconhecidos nacionalmente.
Essa conquista é resultado do esforço e dedicação dos consultores do programa, que trabalharam na revisão das leis municipais com o objetivo de remover obstáculos burocráticos e conceder mais autonomia aos empreendedores locais. Essa revisão não apenas simplificou processos, mas também estimulou a atividade econômica, contribuindo para o desenvolvimento regional.
“Os números do programa Cidade Empreendedora refletem a transformação que está ocorrendo nos municípios, graças à revisão da legislação. Ao eliminar entraves burocráticos e conceder mais autonomia aos empreendedores, estamos melhorando a qualidade de vida de todos”, destaca Euclides Spies, Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE-RS.
A dispensa de licenças para centenas de atividades econômicas não apenas simplifica a vida dos empreendedores, mas também fortalece a economia local, criando um ambiente propício para o crescimento e a inovação. Essa parceria entre o setor público e privado demonstra como ações conjuntas podem gerar impactos positivos e duradouros na comunidade.
O programa Cidade Empreendedora, mantendo sua essencialidade para impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar um ambiente propício aos negócios em todo o país, busca não apenas simplificar o acesso ao empreendedorismo, mas também estimular sua prática entre os cidadãos. A iniciativa do SEBRAE-RS, ao desburocratizar processos, não só promove o espírito empreendedor, como também contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas.
SEBRAE
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.