Início Notícia Voltar

RS chega a 45 mortes por dengue em 2024

Três novos óbitos foram notificados na Região Metropolitana de Porto Alegre. São Leopoldo é o município com o maior número de mortes no ano

28/03/2024 07:51 por Redação


CapaNoticia

 

Mais três mortes por dengue foram confirmadas, na quarta-feira (27), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Com isso, o Rio Grande do Sul chega a 45 óbitos provocados pela doença apenas em 2024.

As três mortes ocorreram na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, morreu uma mulher de 27 anos, sem comorbidades declaradas. O óbito ocorreu em 19 de março.

Em São Leopoldo, a vítima foi uma mulher de 49 anos, também sem doenças pré-existentes. A morte ocorreu em 13 de fevereiro.

Já em Novo Hamburgo, a vítima é um homem de 77 anos, com comorbidades. A morte ocorreu no dia 24 de março.

São Leopoldo é a cidade com mais mortes no estado, com seis registros. Na sequência, aparecem Novo Hamburgo, com cinco, e Tenente Portela, na Região Noroeste, com quatro vítimas confirmadas.

No fim desta reportagem, você confere a lista de cada óbito por dengue confirmado no RS este ano.

 

Situação de emergência

Até agora, são 34,4 mil casos confirmados da doença no estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 6 mil casos de dengue.

Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.

O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.

Somente 31 das quase 500 cidades do RS estão sem infestação contra a dengue — Foto: Reprodução/RBS TV

Somente 31 das quase 500 cidades do RS estão sem infestação contra a dengue — Foto: Reprodução/RBS TV

Atenção aos sintomas

A Secretaria reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

 

  • febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
  • dor de cabeça
  • dor no corpo
  • dor nas articulações
  • mal-estar geral
  • náusea
  • vômito
  • diarreia
  • manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

 

A busca por atendimento no começo da manifestação das sensações de desconforto físico é uma maneira de evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. A SES indica o uso de repelente também para proteção individual contra o Aedes aegypti.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do inseto, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos, impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

 

Mortes por dengue no RS em 2024*

* Óbitos por data de confirmação

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sábado Bom Demais

Ouça aqui

91.5 FM

Sabadão da Alegria
89.7
91.5