Mães da AME + pedem respeito e inclusão no Dia Internacional da Síndrome de Down
Cabe todo mundo no mundo! Campanha de vídeos nas redes sociais da AME + fala sobre experiências e pede mais respeito e inclusão
21/03/2024 07:56 por Maira Kempf
Mães do Grupo Ame + com seus filhos, portadores da Síndrome de Down. Foto: Divulgação/ AME +
Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a AME+ de Santo Augusto promove uma ação para dar visibilidade e estimular a conscientização com vídeos de mães que têm filhos com a síndrome. As mães pedem por respeito e inclusão para seus filhos e para todas as pessoas com Down.
Os vídeos, publicados nas redes sociais da AME+, mostram as mães falando sobre as vivências com seus filhos, os desafios que enfrentam e a importância da inclusão. Elas também pedem por mais oportunidades para pessoas com Down na educação, no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Em entrevista à Rádio Querência, Liria Rosane Fucilini, presidente da Associação de Mães Especiais e Amigos, destacou que atualmente, seis mães de Down estão no grupo, que tem como objetivo ser um espaço de acolhimento e troca de experiências.
"Mas no caso das mães de portadores de Down a gente mais aprende que ajuda. Elas têm uma força incrível, lutam pelos seus filhos desde o nascimento porque já tem o diagnóstico e devem correr contra o tempo pelas comordidades que se apresentam. Nasce outra mulher com o diagnóstico, forte firme e decidida a ser e ter o suporte necessário para que seu filho desenvolva habilidades desde pequeno. Nossa intenção nesta semana é de mostrar à nossa comunidade, que eles são crianças amorosas e gentis".
Encontro das mães na Praça PompÍlio Silva
No dia 24 de março, domingo, ocorrerá um encontro das mães na Praça PompÍlio Silva, para demonstração do banner da conscientização da Síndrome de Down e de meias coloridas, para mostrar que cabe todo mundo no mundo.
Quando se aborda a Síndrome de Down, é comum ver pessoas com meias de diferentes cores. Trata-se de uma forma de chamar a atenção para a causa e despertar a curiosidade da população.
A Síndrome de Down
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome de Down ocorre em todo o mundo e afeta, de maneira distinta, a capacidade de aprendizagem, as características físicas e a saúde das pessoas.
Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe.
O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e algum comprometimento intelectual não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a esse público.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.