Santo Augusto registra dois casos de dengue
Notificação é motivo de alerta, especialmente após o estado do Rio Grande do Sul registrar o primeiro óbito por dengue em 2024
06/02/2024 16:54 por redação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, durante esta semana, foram confirmados dois casos de dengue em Santo Augusto. Os pacientes, após a confirmação por meio de exames realizados em laboratório privado, estão em tratamento domiciliar. Segundo os técnicos da secretaria, esses casos são classificados como "Autóctone", ou seja, originados na região onde foram encontrados, indicando que a infecção não ocorreu fora de Santo Augusto.
Essa notificação é motivo de alerta, especialmente após o estado do Rio Grande do Sul registrar o primeiro óbito por dengue em 2024. A vítima, uma paciente de 71 anos de Tenente Portela, faleceu na quarta-feira (31). Esse caso ressalta a importância da conscientização em todos os municípios gaúchos sobre a necessidade de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Medidas preventivas
Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do mosquito. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:
- Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
- Descarte corretamente o lixo;
- Elimine objetos que acumulem água parada;
- Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;
- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;
- Mantenha caixas d'água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
- Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;
- Trate a água da piscina com produtos.
Além do controle de água parada, os cidadãos podem adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e inseticidas e a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.
Fonte: Prefeitura de Santo Augusto
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.