Início Notícia Voltar

Inmet emite alerta para ciclone extratropical que deve atingir RS no feriado de Finados

Alerta é de cor laranja, que indica "perigo". Rajadas de vento podem ultrapassar 100 km/h e chuva pode passar de 100 milímetros.

02/11/2023 07:32 por André Motta


CapaNoticia

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta quarta-feira (1º), um alerta de temporais devido a um ciclone extratropical que deve começar a se formar sobre a Região Sul do país a partir desta quinta-feira (2), feriado de Finados.

O alerta é laranja, ou seja, de "perigo". De acordo com o Inmet, a instabilidade climática começa a ganhar força na quinta com pancadas fortes de chuva com trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, principalmente no Litoral Norte do RS.

No fim da quinta e também na sexta (3), as rajadas de vento podem ultrapassar 100 km/h no Litoral Sul. É nesse dia que o ciclone deve estar formado e com o centro de atuação nessa região do estado.
A chuva também deve ser intensa durante o período. A previsão do tempo indica que, até sábado (4), os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros.

"Na área do Norte do Rio Grande do Sul, Centro-Oeste de Santa Catarina e do Paraná há maior risco de acumulado de chuva, que pode superar os 100 milímetros, e também de vento forte", conta Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.
A Defesa Civil do RS também deve emitir alertas para o ciclone extratropical.

"Vamos emitir avisos antes da formação propriamente do ciclone extratropical, que ocorre a partir da tarde, noite, de quinta. Vamos ter chuva forte granizo em parte da Região Sul de hoje à tarde e amanhã", conta Lucas Fagundes, que atua na Sala de Situação da Defesa Civil do RS.
O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria, que avança pelo Sul do Brasil. Com isso, uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas entre a sexta-feira e a madrugada de domingo (5). A previsão indica temperaturas mínimas em torno de 5°C a 8°C nas áreas mais frias do sul do RS e de 2°C a 5°C nas áreas mais altas do planalto gaúcho e catarinense, bem como no extremo sul do Paraná.

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sábado Bom Demais

Ouça aqui

91.5 FM

Sabadão da Alegria
89.7
91.5