Projetos habitacionais poderão resultar em mais de 150 moradias em Santo Augusto
Em entrevista à Rádio Querência, prefeita Lilian informou que projetos estão tramitando e compra de áreas é necessária para elaboração dos projetos
29/08/2023 13:45 por redação

Lilian esteve acompanhada do vice-prefeito Vanderlei Carpes Martins e do coordenador de Indústria, Comércio e Serviços, Marcio Fontoura. Foto: Maira Kempf
Em entrevista à Rádio Querência, a prefeita Lilian Fontoura Depiere falou sobre a questão habitacional em Santo Augusto.
Recentemente, a Prefeitura adquiriu mais uma área de terra destinada para núcleo habitacional — a terceira área depois do início desta gestão.
Desde que houve o anúncio desta recente aquisição, a população questiona sobre o andamento dos projetos. Lilian explicou que os mesmos estão tramitando e para o poder público planejar a construção destas casas populares, é necessário que as áreas onde as mesmas serão implantados estejam compradas pelo Município.
Maria Isabel Lorenzon, coordenadora municipal de Habitação e Assistência Social, detalhou à reportagem os projetos em andamento. Segundo ela, dois são pela linha Minha Casa Minha Vida/entidade da Caixa Econômica Federal — um para núcleo concentrado onde serão 66 beneficiados e outro para núcleos isolados/pulverizados ou polarizados, destinado àquelas pessoas com terreno próprio.
O terceiro projeto é pelo Programa Avançar — governo estadual, visando construção de 50 moradias, em núcleo concentrado.
PROJETO 1
Para o primeiro núcleo, que será construído no bairro São João, o município doará os terrenos e os interessados financiarão as moradias através do Minha Casa Minha Vida, FAIXA 1. Durante o período de inscrições, já encerrado, em torno de 600 famílias procuraram o setor.
Isabel frisou que neste programa, para estarem aptos, os interessados precisam cumprir os requisitos do edital, entre eles, o da renda, que não pode ultrapassar dois salários mínimos. Neste núcleo, serão construídas casas de até 50 metros quadrados, de alvenaria, com lage e placa de energia solar, no valor aproximado de 90 mil reais.
A partir dos critérios do edital, houve a seleção das famílias pré-selecionadas. Importante destacar que dentre estas, as que tem membros com carteira assinada farão o pagamento de parte do valor.
PROJETO 2
O segundo programa é destinado para aquelas pessoas que possuem terrenos e também estão enquadradas na FAIXA 1, a diferença é que a contrapartida é do usuário. Houve 40 inscritos e o prazo para inscrições também está encerrado.
As casas, em ambos os projetos, serão construídas por uma cooperativa com sede em São Leopoldo, porém, de abrangência em todo o Estado, dessa forma, a mão de obra para a construção das unidades habitacionais será de Santo Augusto, frisou Maria Isabel.
PROJETO 3
A terceira e última área adquirida pelo Poder Público Municipal é voltada ao Programa Avançar — do Governo Estadual. Destaca-se que as pessoas que se inscreveram para os projetos anteriores estão em uma lista de espera, e desta forma, automaticamente incluídas no Programa Estadual.
São diversos critérios que precisam ser atendidos pelo Município e pelas famílias interessadas para que estes projetos sejam validados pelas esferas competentes. Ainda não há prazo para as obras iniciarem.
Entrevista com a prefeita Lilian, abaixo:
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.