Início Notícia Voltar

Faustão passa por transplante de coração e as próximas horas serão importantes para o estado de saúde do apresentador

Fausto Silva recebeu novo orgão de um homem de 35 anos.

28/08/2023 09:44 por Redação


CapaNoticia

Renato Pizzuto/Band


O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto em São Paulo.

De acordo com o hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30 e foi um sucesso. Ainda, de acordo com o boletim, Faustão segue na UTI e as próximas horas serão importantes para saber se haverá rejeição ou não do orgão.

O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador.

O filho de Fausto Silva, João Guilherme Silva, se manifestou, nesta segunda-feira (28), sobre as insinuações que seu pai teria furado a fila do transplante. Ele repostou frase “informem-se antes de julgar”, inicialmente publicada por Enzo Celulari, filho do ator Edson Celulari e da atriz Cláudia Raia.

Na postagem original, feita nos stories de Enzo Celulari, ele usa uma publicação em que o médico Pedro Carvalho detalha o procedimento para a prioridade na lista de espera por um coração. O modelo também faz votos pela melhora de Fausto.

“Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido”, escreveu Enzo.

O órgão, que era de um homem de 35 anos, veio de Santos, no litoral paulista, de helicóptero. De acordo com a Secretária de Saúde de São Paulo, a partir do momento em que houve a disponibilidade do órgão, o sistema selecionou doze pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.

 

A Secretaria de Saúde esclareceu, ainda, que o tempo de espera por um transplante de coração para pacientes do grupo sanguíneo B, o de Faustão, é de 1 a 3 meses. Mas pode ser reduzido quando há “iminente condição de morte do potencial receptor”.

Uma média estimada pelo HCor, hospital em São Paulo referência no tratamento de doenças do coração, aponta que a espera para casos mais graves de insuficiência cardíaca pode demorar de dois a três meses por um coração. Quando o risco é menor, o tempo de espera pode chegar a 18 meses.

A mesma informação sobre a prioridade na fila foi compartilhada pelo Ministério da Saúde, que também lembrou que a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada.

Em nota, a pasta informou, ainda, que no primeiro semestre de 2023 foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Só na última semana foram 13 cirurgias desse tipo no país. Sete deles, no estado de São Paulo.

G1 E CNN



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5