Ernani Polo participa de audiência em busca de auxílio para municípios gaúchos atingidos pelo ciclone
O objetivo é amparar as localidades que sofreram com o fenômeno de maneira mais célere
02/08/2023 15:38 por redação
Secretário Ernani Polo liderou audiência pública com o ministro-chefe da Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta - Foto: Taís Teixeira
A liberação das emendas empenhadas para os municípios gaúchos atingidos pelo ciclone e com decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil Nacional foi pauta na manhã de terça-feira (1/8) de uma audiência pública com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec), Ernani Polo. O objetivo é amparar as localidades que sofreram com o fenômeno de maneira mais célere.
Também participaram da reunião 13 municípios gaúchos que tiveram severas perdas em razão do evento climático. O prefeito de Morrinhos do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural, Marcos Venicios Evaldt da Silveira, representou as localidades de Santo Antônio da Patrulha, Maquiné e Mampituba. Do litoral, também estiveram presentes prefeitos e assessores de Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, Da região Celeiro, de Campo Novo, Humaitá e Sede Nova.
O secretário Ernani Polo ressaltou a gravidade da situação, relatando que, por exemplo, o município de Sede Nova declarou calamidade pública devido aos estragos causados pelo ciclone. “Ajudar os atingidos requer uma ação conjunta de todas as esferas do governo”, falou. O ministro Paulo Pimenta mostrou-se a par do problema e com grande interesse em buscar uma solução. De acordo com o secretário, novas reuniões serão feitas. “Viemos discutir a questão dos atingidos pelo ciclone, para que quando esses fenômenos ocorrerem, possamos diminuir o impacto na população. Continuaremos a conversar com o ministro, que vai acompanhar o assunto”, disse.
Estiveram presentes na audiência o diretor geral da Sedec, Leandro Evaldt, o coordenador da bancada federal gaúcha, Carlos Gomes, o deputado federal Luiz Carlos Busato e o chefe de gabinete do deputado federal Pedro Westphalen, Gustavo Hartmann.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.