Início Notícia Voltar

Calor de 48ºC derrete cabos e cidade italiana está há dias sem luz e água

Situação é considerada dramática na Sicília com calor extremo, incêndios fora de controle e serviços públicos em colapso

26/07/2023 14:16 por redação


CapaNoticia

 


A onda de calor extremo leva a população do Sul da Itália ao limite. Centenas de milhares de pessoas enfrentam falta de água e ainda há falta de energia elétrica porque, de acordo com a empresa de eletricidade, os cabos derreteram com o calor que beira os 50ºC há vários dias na região.

Catania tem que lidar com a falta de água devido aos contínuos apagões. A página na internet da e-Distribuzione (empresa do grupo Enel que administra as redes elétricas de média e baixa tensão), que monitora as interrupções de energia, mostra como toda a Sicília está enfrentando um verdadeiro drama. Há falta de eletricidade em várias áreas da ilha.

O calor deixa a Sicília em parafuso: apagões elétricos, torneiras secas e o convite para limitar os condicionadores de ar. Na cidade de Arquimedes, onde a temperatura ultrapassou 46ºC, milhares de famílias na área entre a via Tisia e a via Pitia estão sem eletricidade. Um problema que as altas temperaturas destes dias podem tornar dramático, especialmente para os muitos doentes e idosos que correm o risco de ficar sem ar-condicionado, mas também sem poder fazer funcionar um simples ventilador. São dezenas de telefonemas aos bombeiros que nada podem fazer devido à falta de luz.

Em várias áreas de Catania, por outro lado, não há água. Todas as fábricas de produção da Sidra (empresa detida a 100% pelo Município que gere a rede de água na capital do Etna e em algumas cidades do interior) e outros fornecedores estão parados devido à interrupção no fornecimento de eletricidade. A cidade de Catania – diz Sidra – no momento está quase totalmente sem água.

A E-Distribuzione encontra-se operando em condições de emergência climática excepcional, diz uma nota da empresa de energia. A temperatura é tão alta que não permite a correta dissipação do calor com consequente danos aos cabos subterrâneos que chegam a derreter. Para enfrentar as consequências dos apagões que afetam principalmente a província de Catania, a empresa está trabalhando há alguns dias numa força-tarefa composta por mais de 420 técnicos, também provenientes de outras regiões, dos quais cerca de 200 são de outras empresas.

 

Com informações MetSul



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5