Início Notícia Voltar

Estudo inédito vai medir potencial econômico da cultura do RS

Por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Feevale vai realizar pesquisa sobre geração de emprego e renda envolvendo rodeios, atividades com cavalos e tradicionalismo.

12/07/2023 11:25 por redação


CapaNoticia

Reitor da Feevale e secretário de Desenvolvimento Econômico. — Foto: Giovani Grizotti


Uma iniciativa inédita pode se tornar um divisor de águas na forma como a sociedade e o poder público encaram as tradições gaúchas. Sem custos, a Universidade Feevale vai mapear o potencial econômico da cultura do Rio Grande do Sul. A ideia partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

É a primeira vez que um estudo detalhado e científico se propõe a medir emprego e renda gerados pelas tradições gaúchas, o que envolve segmentos como produção de erva-matemercado do cavalo crioulorodeios atividades em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

"Temos hoje uma movimentação em vários eventos que a cultura gaúcha mobiliza na economia do Rio Grande do Sul, e nunca tivemos um estudo quantificando os impactos disso no PIB", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Ernani Polo.

Parte dessa cadeia produtiva é visível, como fábricas de indumentária. Mas há detalhes que a gente nem percebe. Exemplo: o combustível gasto por frequentadores de rodeio pra o transporte até as festas campeiras. Só em eventos com cavalos foram 3,4 mil realizados no estado em 2019, antes da pandemia, segundo dados da Secretaria da Agricultura.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, diz que o estudo vai trazer diversos benefícios e servir de base para políticas públicas de fomento às tradições.

"É um setor econômico e cultural extremamente importante, ligado à nossa identidade e ao nosso desenvolvimento. Como um gestor público vai propor uma política e dirigir recursos, transportar para o turismo, por exemplo? Tendo um estudo e trabalho sério e científico, com apoio de todas as entidades, e colocando no mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul o gauchismo'', disse Prodanov.

Representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Federação Gaúcha de Laço, Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos e Frente Parlamentar das Tradições Gaúchas do Congresso Nacional devem auxiliar na busca pelos dados. A primeira reunião foi realizada na terça-feira (11).

Reunião sobre estudo que vai medir economia da cultura gaúcha — Foto: Giovani Grizotti

Reunião sobre estudo que vai medir economia da cultura gaúcha — Foto: Giovani Grizotti

G1 Por Giovani Grizotti



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5