Rádio Querência esteve presente no lançamento da obra literária 'O Papel da escola nas comunidades Kaingang'
O Livro do autor e Dr em História Bruno Kaingang Ferreira, foi lançado no auditório da Escola Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel.
22/06/2023 10:58 por Bruno Vargas
Bruno Vargas
A Rádio Querência esteve nesta última quarta-feira(21), na cidade de São Valério do Sul, mais precisamente na reserva indígena do Inhacorá, onde na oportunidade foi feito o lançamento de uma obra literária escrita pelo Dr. Bruno Kaingang Ferreira, que fala e traz todo um aprofundamento sobre a história indígena Kaingang, bem como seus costumes, suas crenças e os desafios hoje vividos para manter a tradição.
No evento, que contou além do Dr Bruno, sua esposa Rosângela Gonçalves e seu filho, também teve autoridades do município como o Prefeito Idílio Speroni, secretários e vereadores daquela localidade, além de todo o educandário da Escola Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel.
Dr Bruno Ferreira, é natural de Tenente Portela, da Reserva Indígena do Guarita é o primeiro indígena que possui doutorado em História pela URGS. Ele também dá aula na Escola Ângelo Manhka.
O livro intitulado 'O Papel da escola nas comunidades Kaingang', na visão de Bruno, é uma nova forma de educar, o que ele classifica como sendo uma Pedagogia Kaingang e ainda trazendo reflexões e busca de mais igualdade e menos discriminação e desrespeito com a cultura Indígena.
O Lançamento ainda teve apresentações dos alunos da escola e muita emoção durante a fala das autoridades, na qual todos classificam que a obra não só ficará sendo falado aqui em nossa região, como também pode percorrer o Brasil.
O Prefeito Idílio Speroni, ressaltou a importância de São Valério do Sul na Cultura indígena. Hoje, a cidade tem duas reservas.
A Diretora da Escola Diana Weiler, diz sentir uma satisfação muito grande em ter O Dr. Bruno Ferreira como membro do quadro de professores da escola, agradeceu as pessoas que estiveram prestigiando e ressaltou a importância da cultura indígena poder estar eternizada em um livro. O IFFar – Campus Santo Augusto foi representado no evento pela Diretora Geral Márcia Fink, pela Coordenadora Ação Afirmativas, Janice Boeira, pelos professores Dirceu Dirk e Karinne Menezes, pela acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas Patrícia Fernandez e pelos estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária.
Segundo Diana, a escola foi construída em 2011, mas obteve a sua primeira turma em 2014, o local abriga o Ensino Médio e o Curso de Formação de Professores, o Magistério. Hoje o local conta com 150 alunos e atinge todas as famílias da Reserva Indígena do Inhacorá e alunos de várias localidades Kaingang do Rio Grande do Sul.
O livro físico pode ser adquirido entrando em contato com o Dr Bruno em seu perfil do Facebook. Também, será lançado ainda a versão em PDF na qual não terá custos.
Confira as fotos e o áudio da entrevista com Dr Bruno, com o repórter Bruno Vargas.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.