Início Notícia Voltar

Presidente do MTG anuncia ‘procedimentos regulamentares’ a quem executar música não tradicional em CTGs

Em mensagem enviada aos coordenadores e vice-coordenadores regionais, o presidente do MTG Manoelito Savaris anunciou “procedimentos regulamentares” aos CTGs que executarem música não tradicional nos galpões.

31/05/2023 10:26 por Bruno Vargas


CapaNoticia

Em mensagem enviada aos coordenadores e vice-coordenadores regionais, o presidente do MTG Manoelito Savaris anunciou “procedimentos regulamentares” aos CTGs que executarem música não tradicional nos galpões. O motivo é a notícia publicada pelo blog Repórter Farroupilha de que entidades programam eventos que misturam grupos de fandango com bailão. O assunto já teria sido tratado em congresso tradicionalista.

“Caros coordenadores e vice-coordenadores. Em seguida seguirá pauta da reunião do dia 5, por ora, vai o velho “aviso aos navegantes”: A questão das músicas executadas nos CTGs nada foi alterado. Aquelas entidades que forem na conversa de algum repórter “muitíssimo preocupado com nossas tradições” sofrerão os procedimentos regulamentares. Encareço que essa mensagem chegue bem clara aos patrões.”

Procurados, o MTG e o presidente não se manifestaram.

O procedimento regulamentar, segundo padrões do MTG, significa responder por processo ético.

No dia 7 de junho, os grupos Tchê Guri e Musical JM animarão o baile no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre. A integração entre os estilos também está prevista para 1º agosto na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, com Rainha Musical, Os Monarcas, Porto do Som e João Luiz Corrêa, grupos que, juntos, somam 200 anos de história.

“O mesmo povo que vai no fandango gaúcho, vai no bailão. Todos gostamos de bandinha, as bandas são mais antigas que os grupos gaúchos. E tocam nossas músicas nos bailes deles. Temos que ter respeito, não é esse o caminho. Não podemos proibir e querer separar radicalmente as culturas”, critica João Luiz.

Para ele, o posicionamento do MTG pode provocar rejeição dos adeptos do bailão em relação aos CTGs.

 

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação terceirizada

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5