Início Notícia Voltar

Prazo para inscrição no Auxílio Emergencial Gaúcho termina na terça-feira

Fim do cadastramento, que já teve prorrogação de 15 dias, não será estendido, de acordo com o governo do estado.

24/04/2023 08:18 por André Motta


CapaNoticia

 

Termina, nesta terça-feira (25), o prazo para credenciamento na terceira etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho, que beneficia microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores formais desempregados dos setores de alojamento, alimentação e eventos. Os interessados devem se cadastrar por meio deste site, utilizando a conta gov.br.

O prazo final para os cadastramentos era o dia 10 de abril, mas, com a baixa procura nesta fase do programa, o prazo foi estendido em 15 dias. De acordo com a Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), até a última quinta (20) foram registradas 10.207 inscrições de microempreendedores individuais (MEIs) e 19.615 de trabalhadores formais desligados dos setores de alojamento, alimentação e eventos devido às restrições da pandemia.

Depois de as inscrições quase triplicarem na primeira semana após a prorrogação do prazo para solicitação do Auxílio Emergencial Gaúcho, atingindo 27.365 solicitações, apenas 2.457 foram registradas desde então. Com uma projeção de potenciais 76,9 mil beneficiados nesta fase do programa, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), responsável pelos repasses nesta fase do auxílio, alerta que o prazo termina definitivamente na próxima terça (25) e que não haverá nova prorrogação.

O governo estadual fará a análise técnica das documentações e dados apresentados para liberar o benefício via Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A parcela será única, no valor de R$ 800, e paga pelo Banrisul por meio de Conta Corrente ou Pix cadastrado com o número do CPF. Os pagamentos começam em 22 de maio e serão finalizados ainda no primeiro semestre de 2023.

O cadastro, coordenado pelo governo do Rio Grande do Sul e que iniciou no dia 10 de março, foi antecedido pelas duas primeiras etapas do auxílio, realizadas em 2021. Nelas, os grupos beneficiados foram mulheres chefes de família e empresas do Simples Nacional, com atividade principal também nos setores de alojamento, alimentação e eventos.

O Auxílio Emergencial Gaúcho, instituído pela Lei 15.604, vem atendendo aos setores que foram mais afetados pelas restrições de circulação impostas pela Covid. As três etapas do programa somam um total de R$ 106,9 milhões na forma de subsídio a cerca de 97,5 mil beneficiários.

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5