Início Notícia Voltar

Projeto Água Viva da Ceriluz expandirá ações para escolas da região

Estas ações culminarão em uma Feira de Conhecimento, em novembro, na PCH Ijuí Centenária, em Ijuí, onde todas as escolas apresentarão umas às outras suas experiências ambientais

20/04/2023 08:28 por André Motta


CapaNoticia


A Ceriluz lançou na tarde dessa terça-feira, 18 de abril, mais uma etapa do PROJETO ÁGUA VIVA – Proteção de Nascentes, que nesse ano vai focar na Educação Ambiental, inserindo escolas da região na proposta. Nos anos 2021 e 2022 a Cooperativa reuniu uma rede de produtores rurais, associados da Cooperativa, e promoveu ações de recuperação e proteção das vertentes. No período foram adotadas oito nascentes e realizado o plantio de mais de 10,8 mil mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Além disso, em parceria com a Unijuí e estudantes do curso de mestrado em Sustentabilidade Ambiental, aconteceu o acompanhamento da qualidade da água dessas fontes de água.
Mais do que apenas fazer a proteção das vertentes, contudo, a Ceriluz quer estimular outras pessoas e entidades a adotarem uma postura de conservação da água, implantando por conta própria medidas de proteção de nascentes em suas propriedades e tem nas escolas da região importantes agentes para alcançar esse objetivo. Com essa intenção reuniu professores, diretores e coordenadores de educação para apresentar a proposta. Nesse primeiro ano serão contemplados estudantes das escolas Souza Lobo, de Ijuí, Miguel Burnier, de Coronel Barros, e Dr. Pestana, Miguel Couto e Rocha Pombo, de Augusto Pestana. Estas foram escolhidas inicialmente pela sua localização, próximas às obras das usinas CGH Augusto Pestana e PCH Linha Onze Oeste.  
Por meio do Projeto Água Viva a Ceriluz vai promover palestras nessas escolas sobre a necessidade da preservação das nascentes, pensando nelas como essenciais para abastecimento de cidades, para a agricultura e para a geração de energia, vital para a sobrevivência de humanos, animais e plantas; vai oportunizar visitas orientadas em nascentes recuperadas, orientando alunos e professores sobre as técnicas adotadas e a importância da implantação de uma vegetação protetora em APPs; visitas orientadas nas usinas da Ceriluz, permitindo que os estudantes contemplem atividades práticas que utilizam a água e, principalmente, propôs o desafio para as próprias escolas adotarem uma nascente em sua comunidade, recuperando-a e a consolidando como espaço pedagógico para os estudantes. A Ceriluz contribuirá com suporte técnico e doação de mudas nessa ação de recuperação das APPs.
Estas ações culminarão em uma Feira de Conhecimento, em novembro, na PCH Ijuí Centenária, em Ijuí, onde todas as escolas apresentarão umas às outras suas experiências ambientais e alunos da Unijuí disponibilizarão estações de pesquisa, permitindo a visualização das características físicas, químicas e naturais das águas de nascentes, com destaque para as diferenças entre as preservadas e não preservadas. 

Ceriliz



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5