Inmet emite alerta para onda de calor que atinge o RS até a segunda-feira
Temperatura deve ficar até 5°C acima da média na Fronteira Oeste, Noroeste e parte do Norte, Região Central e Campanha
09/03/2023 16:56 por redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (9), alerta laranja para uma onda de calor que atinge parte do território gaúcho a partir desta quinta-feira (9) até a próxima segunda-feira (13). A temperatura deve ficar até 5°C acima da média na Fronteira Oeste, Noroeste e em parte do Norte, Região Central e Campanha.
Além do calor, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% nessas regiões mais afetadas e abaixo de 35% no resto do Estado. Para a Organização Mundial de Saúde, o nível ideal é entre 60% e 80%.
Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, por exemplo, conforme a Climatempo, a mínima deve ser de 24°C e a máxima de 36°C na sexta-feira (10). Em São Borja, na mesma região, as temperaturas devem variar entre 20°C e 35°C, com tempo aberto e poucas nuvens. Já Bagé, na Campanha, há previsão de chuva com trovoadas, e os termômetros variam entre 21°C e 35°C — mesma temperatura prevista em Santa Rosa, no Noroeste.
De acordo com a Climatempo, os prognósticos indicam que essa vai ser a última onda de calor no RS até o fim do verão, que termina no dia 20 de março. Contudo, ainda haverá períodos de aquecimento perto no final do mês e início de abril.
A situação acende um alerta para a necessidade de adotar cuidados extras com a saúde nesses períodos, pois as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar podem gerar uma série de efeitos prejudiciais. É indispensável o uso de protetor solar, bonés ou chapéus e roupas que auxiliem na proteção.
Para quem faz exercícios ao ar livre, a indicação é planejar o horário, evitando da faixa entre 10h e 16h, que é quando o sol está mais forte, e buscando locais na sombra sempre que possível. Além disso, é recomendado também a ingestão de muita água.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.